Abstract
Território e energia são o foco de nossa reflexão, entendendo a transição energética como um evento global a transformar tanto os territórios quanto as fontes de energia utilizadas no mundo todo. Em uma perspectiva temporal, interrogamos a transição energética como uma situação que teria se repetido ao longo da história. Em nossa forma de entender, a transição energética em curso é um outro nome para a crise da geração de energia que vem se dando desde os anos 1970. Uma transição significa a substituição de antigas fontes de energia, mas é sobretudo a adição de novas fontes àquelas já existentes. Defendemos que a perspectiva geográfica está no centro da transição, pois em cada lugar se constituem diferentes usos do território e isso implica na extração de distintos recursos para o proveito energético. Além disso, faz-se a defesa de um uso soberano do território para que os recursos sejam aproveitados segundo um controle social e não mercantil.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference51 articles.
1. BRIDGE, Gavin et al. Geographies of energy transition: Space, place and the low-carbon economy. Energy Policy, v. 53, p. 331–340, fev. 2013.
2. BROGGIO, Céline et al. Le défi de la transition énergétique en Amazonie brésilienne. [VertigO] La revue électronique en sciences de l’environnement, v. 14, n. 3, 2014.
3. CARRIZO, Silvina Cecilia; FORGET, Marie. Fronteras y frentes energéticos en Argentina. Orbis Latina, v. 7, n. 1, p. 37–51, jun. 2017.
4. CATAIA, Márcio. Poder, política e uso do território: a difusão do macrossistema elétrico nacional. 2014, Barcelona. Anais... Barcelona: Geocrítica, 2014. p. 17.
5. CATAIA, Márcio; RIBEIRO, Luis Henrique Leandro. Análise de situações geográficas: notas metodológicas de pesquisa em geografia. Revista da Anpege, v. 11, n. 15, p. 9–30, 2015.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献