Perspectivas e estratégias das unidades de “Farmácia Viva” em funcionamento no Brasil a partir da Matriz SWOT

Author:

Julião Raícia Caroline de Souza,Campese Marcelo,Souza Tatiane Pereira de

Abstract

A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) foi estabelecida com intuito de promover a integralidade da atenção à saúde e o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas relacionadas às plantas medicinais. Nesse contexto, o projeto Farmácia Viva utiliza a fitoterapia como recurso terapêutico para fortalecer o SUS. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os condicionantes que afetam a implantação, estruturação, implementação e o funcionamento das Farmácias Vivas. Foi realizado um estudo observacional de corte transversal com abordagem qualitativa. Na primeira fase da pesquisa aplicou-se um questionário e na segunda fase conduziram-se entrevistas, por via remota através do google meet. Como ferramenta de análise dos resultados foi utilizada a Matriz SWOT. Obteve-se resultados descritivos e a identificação de fatores internos e externos de 10 unidades de Farmácia Viva, abrangendo todas as regiões do Brasil. O estudo ressalta a importância da promoção de práticas educativas em saúde, apoio governamental e parcerias estratégicas para fortalecer as unidades de Farmácia Viva no Brasil. Uma abordagem multidisciplinar de profissionais de saúde e a colaboração entre diferentes setores e atores sociais são consideradas fundamentais para superar as limitações que permeiam o projeto Farmácia Viva e unidades implementadas.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference23 articles.

1. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução. RDC nº 18, de 3 de abril de 2013. Dispõe sobre as boas práticas de processamento e armazenamento de plantas medicinais, preparação e dispensação de produtos magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos em farmácias vivas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ministério da Saúde, Brasília, DF, 03 abr. 2013.

2. BARBOSA, N. C. T. A Educação Permanente em Saúde: uma análise dos projetos de intervenção apresentados por gestores de saúde durante a participação no curso de micropolíticas (EAD) da Universidade Federal Fluminense. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

3. BONFIM, D. Y. G.; BANDEIRA, M. A. M.; GOMES, A. B.; BRASIL, A. R. L.; MAGALHÃES, K. N.; SÁ, K. M. Diagnóstico situacional das farmácias vivas existentes no Estado do Ceará. JMPHC - Revista Gestão Cuidados Saúde Primária, v. 9, p. 1-29, 2019.

4. BRASIL. Decreto nº 12.026, de 21 de maio de 2024. Institui o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 maio 2024.

5. BRASIL. Decreto nº 5813, de 22 de junho de 2006. Aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e dá outras providências. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 jun. 2006. Seção 1.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3