Author:
Pereira Cássia Regina Dias,Silva Rosangela Trabuco Malvestio da,Araújo Nelma Sgarbosa Roman de,Melo Frans Robert Lima
Abstract
O presente estudo aborda a medicalização de crianças entre seis e oito anos com indicativo de TDAH, e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que o uso da Ritalina, durante o processo de aquisição da leitura e da escrita, ocorre muitas vezes de maneira errônea, sem o devido conhecimento dos benefícios ou malefícios e da correta administração do medicamento. Realizou-se um estudo de revisão bibliográfica que analisou qualitativamente os possíveis motivos do aumento da medicalização em crianças na fase inicial da escolarização. O metilfenidato, substância química da chamada Ritalina que também pode ser chamado de “MTD”, é um dos psicoestimulantes mais consumidos no Brasil e no mundo, sendo na maioria das vezes utilizado como método para o tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, mas conhecido como TDAH. Os resultados apontam que grande parte das crianças medicadas não possui um diagnóstico completo, excluindo, assim, um conjunto de possíveis estratégias de aprendizado sem o uso do medicamento. Ressalta-se a importância da família, dos professores e outros profissionais em dedicar atenção ao processo avaliativo da criança.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference14 articles.
1. ANDRADE, Ê. R. & SCHEUER, C. Analise da eficácia do metilfenidato usando a versão abreviada do questionário de conners em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. São Paulo, 2003.
2. CALIMAN, L. V. & DOMITROVIC, N. Uma análise da dispensa pública do metilfenidato no Brasil: o caso do espírito santo. PHYSIS – Revista de saúde coletiva. v.23, n.3, p 879-902, Jul/set. Rio de Janeiro, 2013.
3. Como a guerra fria deu origem à ritalina, a droga da ‘concentração infantil’. BBC NEWS Brasil. São Paulo, SP, 2016, 10/junho, ciências. Disponível em: Acesso 25 Jul. 2023.
4. CORRÊA, J. N. & PEREIRA, C. A. Ritalina: Aliada ou adversaria na sala de aula. 2016. Disponível em: https://blog.rhemaeducacao.com.br/ritalina-aliada-ou-adversaria-na-sala-de-aula Acesso 27 Jul. 2023.
5. COSTA, J. S. Metilfenidato: Uso e quantificação. Porto. 2016.