Author:
Deglesposti Camila Borsari,Mazzaia Maria Cristina,Zihlmann Karina Franco
Abstract
O uso de oficinas é um recurso muito frequente em Educação Permanente em Saúde como uma estratégia para estimular o pensamento crítico sobre as práticas profissionais por meio de experiências compartilhadas. Esse artigo objetiva apresentar os resultados da experiência de uma oficina realizada com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família em um município da Grande São Paulo. A oficina teve como objetivos proporcionar um espaço para discussão e troca de saberes sobre o acolhimento de pessoas em sofrimento mental na Atenção Primária à Saúde, por meio da discussão de conceitos e apresentação de instrumentos para a realização dessa ação, permitindo a reflexão para elaboração de estratégias que auxiliem o enfermeiro no acolhimento em saúde mental. Foram utilizados como referencial teórico, manuais e cadernos do Ministério da Saúde e publicações sobre acolhimento em Saúde Mental, Educação em Saúde e Educação Permanente. A carga horária total da oficina foi de cinco horas divididas em dois encontros em dias distintos, realizada presencialmente em um auditório na unidade de saúde. Como resultado, observou-se uma boa avaliação da atividade pelos participantes proporcionando aos enfermeiros um espaço de discussão para fortalecimento do trabalho já realizado, bem como percepção das fragilidades e necessidades, iniciando um processo de desmistificação do manejo dos casos de saúde mental. Nos encontros realizados também ficou explicitado um redimensionamento da atividade de acolhimento realizada, deixando de ser percebida, apenas como uma ação de recepção e estratificação de risco, para se tornar um espaço de cuidado e educação. Destaca-se, ainda, a necessidade do envolvimento da gestão para planejamento e valorização dessa ação, favorecendo a organização das agendas dos profissionais, contratação de recursos humanos capacitados e elaboração de protocolos para nortear a abordagem de Saúde Mental nos processos de acolhimento.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference41 articles.
1. ABEN; ABEFACO. Nota Técnica 2021. Brasília, DF, 2021. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2023.
2. AMORI-RIBEIRO, E. M. B. et al. Protocolo Calma Nessa Hora: acolhimento interdisciplinar em saúde mental para situações de crise e emergências. Psico, Porto Alegre, v. 52, n. 3, p. 1-14, jul.-set. 2021. Disponível em: . Acesso em: 17 de maio de 2023.
3. BIFF, D. et al. Cargas de trabalho de enfermeiros: luzes e sombras na Estratégia Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva, v. 25, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2023.
4. BRASIL. Humaniza SUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4a. ed., 2a. reimpressão ed. Brasília, DF: Editora MS, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2022.
5. BRASIL, Guia prático de matriciamento em saúde mental. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: Acesso em: 06 de mar. 2023.