Author:
Ramos Dayana Passos,Nunes Adelzira Patrícia Ribeiro,Santos Ana Alice Dias dos,Oliveira Ana Carolina de Sá Machado,Souza Ana Maria Pereira da Silva,Moura Cleberson Cordeiro de,Pereira Eline Rego Santos,Magalhães Victor Hugo de Oliveira
Abstract
Este artigo explora a integração da literatura e da arte na educação, com foco na literatura modernista, no uso de metodologias ativas e tecnologias modernas para enriquecer a aprendizagem e obter resultados mais satisfatórios no Enem. Propõe uma estratégia para abordar as Vanguardas Europeias na 3ª série do Ensino Médio, promovendo a competência de argumentação conforme a BNCC. Utilizando produções audiovisuais e discussões, na proposta os estudantes desenvolvem argumentos sólidos e críticos sobre temas modernistas, como a ruptura de convenções tradicionais e a urbanização. O projeto inclui práticas de argumentação em amostras comunitárias, discussões em sala e o aprimoramento de habilidades argumentativas. A interdisciplinaridade entre Literatura e Arte, tendo como destaque as vanguardas europeias, reforçando que o movimento foi fundamental para a arte moderna. Dessa maneira, foi feita uma revisão de como a literatura influenciou na arte, foi trabalhado o estudo de caso que mostra que as atividades artísticas e o uso da ferramenta digital aumenta o engajamento e a criatividade dos alunos. A combinação de literatura, arte, metodologias ativas e tecnologia prepara os estudantes para os desafios do século XXI.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference7 articles.
1. AMARAL, A. Modernismo brasileiro: o diálogo entre a arte e a literatura. Revista Brasil Escola, v. 1, n. 12, p. 50-63, 2018. Disponível em: https://www.brasilescola.com/arte/modernismo-brasileiro
2. AGAPITO, F. M.; STROHSCHOEN, A. A. G. Aprendizagem baseada em problemas e mapa conceitual: uma experiência com alunos do curso de pedagogia. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 2, 2016.
3. BARBOSA, A. O impacto do Modernismo na arte brasileira. Folha de S.Paulo, p. C3, 15 de maio de 2019.
4. CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
5. ERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface. Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 139–154, fev. 1998.