Ensaio teórico sobre a adoção do regime de competência no setor público brasileiro: uma questão de competência ou incompetência?

Author:

Da Silva Maurício Corrêa,De Oliveira Edmilson Jovino

Abstract

O regime contábil de competência trata do registro das receitas e despesas pelo fator gerador, ou seja, as receitas independem de serem recebidas e as receitas de serem pagas. Este ensaio teórico tem o objetivo de analisar a adoção do regime de competência no setor público brasileiro. Foram realizadas pesquisas na literatura e realizados insights para a sua adoção no Brasil, tanto no enfoque orçamentário (orçamento por competência), quanto no enfoque patrimonial. Os resultados revelaram que existem muitas dúvidas sobre como o regime de competência é utilizado em outros países no enfoque orçamentário e patrimonial: como são elaborados os orçamentos; as receitas orçamentárias são passíveis de lançamento (estágio da receita orçamentária brasileira); todas as receitas orçamentárias podem ser registradas no patrimônio como Créditos Tributários a Receber, etc. Conclui-se que a forma interrogativa direta apresentada no título (uma questão de competência ou incompetência?) para analisar a adoção do regime de competência no setor público brasileiro, apresenta como opção a incompetência (imperícia, inépcia). Falta conhecimentos considerados relevantes para adotar no setor público brasileiro. Este ensaio avança na literatura sobre a utilização da adoção do regime de competência, bem como fomenta as discussões e instiga os pesquisadores a responderem os questionamentos apresentados.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference33 articles.

1. ANDRADE, M. E. M. C.; SUZART, J. A. S. Contabilidade aplicada ao setor público: um estudo sobre o reconhecimento da depreciação na contabilidade dos estados brasileiros. Administração Pública e Gestão Social, 2019, 11(2), ISSN: 2175-5787.

2. Desmistificação do regime contábil de competência

3. Experiências Internacionais e Desafios dos Governos dos Países na Transição da Contabilidade Pública para o Regime de Competência

4. BRASIL. Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF). Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 05 de maio de 2000.

5. BRASIL. Lei Complementar nº 131, DE 27 de maio de 2009. Acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 28 de maio de 2009.

Cited by 1 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

1. Demonstrações contábeis públicas: o que analisar?;Revista de Gestão e Secretariado;2024-03-12

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3