Author:
Vieira Karolayne Cruz,Da Costa Poliana Ferreira,Santos Carlos Cesar,Araújo Marcilene Feitosa,Valente Thaís Alves Rabêlo,Pinto Jax Nildo Aragão,Rocha Norberto Ferreira,Araújo Tiago de Souza
Abstract
A cada dia, os problemas ambientais têm sido vistos como um fato que precisa ser enfrentado na sociedade como um todo, e nas escolas em especial, já que de lá irão sair os futuros adultos e tomadores de decisões. O objetivo materializado nessa pesquisa foi analisar a importância da educação ambiental, sob a perspectiva dos professores da rede de ensino básico do município de Rondon do Pará – PA, como uma ferramenta para a sustentabilidade. Para este estudo foi considerado como objeto de pesquisa o conjunto dos professores de educação ambiental do ensino fundamental do 6° ao 9° ano, de 4 escolas do município, eles são responsáveis por ministrar a disciplina de educação ambiental. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas fechado. De acordo com os dados obtidos pela aplicação do questionário, verificou-se que todos os entrevistados destacaram como essencial aplicar os conceitos de educação ambiental na rede básica para formar cidadãos mais conscientes e informados. Dentre as dificuldades encontradas acerca da aplicação da educação ambiental nas escolas, uma delas é a falta de formação na área, pelos professores. Dessa forma, nota-se a importância do incentivo, fomento e formação dos profissionais em relação a temática.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference34 articles.
1. AGUIAR, M.C.; AGUIAR, D.R.C.; CASTRO, C.V. O sistema de gestão ambiental como estratégia da educação ambiental no SENAC de São José dos Campos (SP). Revbea, São Paulo, V. 14, No1:132-148, 2019.
2. ALBUQUERQUE, Maria. Educação ambiental e EJA: Percepção dos alunos sobre o ambiente. 2013.
3. ANDRADE, J.A.S.; KINOSHITA, K.F.; ROMEIRO, M.F.; GOES, G.A. A educação ambiental na escola: um estudo piloto sobre a percepção dos professores. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 21, n.1, jan.jun. 2016.
4. BARDIN, L. Análise de conteúdo. – 1ª edição. São Paulo: Edições 7, 2016.
5. BIZERRIL, M. X. A.; FARIA, D. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental. R. bras. Est. pedag., BrasÌlia, v. 82, n. 200/201/ 202, p. 57-69, jan./dez. 2001.