Author:
Da Silva Nilson Rogério,Assef Carolina Avance,Belchior Beatriz Fernandes,Silva Meire Luci
Abstract
A pandemia repercutiu na vida pessoal, acadêmica, doméstica e profissional das pessoas e transformou suas rotinas. O meio virtual e tecnológico foi a estratégia utilizada para continuidade das atividades e, nesse contexto, os professores universitários tiveram que ministrar suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão de forma remota, aderindo à modalidade de home office. Este estudo teve por objetivo identificar a presença de indicadores de ansiedade, depressão e estresse em professores universitários em atividades remotas de ensino. A amostra foi composta por 50 professores universitários de nove cursos da área da saúde e de humanas de uma universidade pública do interior paulista. Para coleta de dados utilizou-se um questionário de caracterização do perfil sociodemográfico, de aspectos da rotina pessoal e acadêmica e a Depression, Anxiety and Stress Scale – Short Form (DASS – 21) para rastreamento de sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Para análise dos resultados utilizou-se cálculos de estatística descritiva e o protocolo de análise do DASS-21. Os resultados revelaram que apesar das vantagens do home office e da necessidade de implementar o ensino remoto como alternativa à manutenção das atividades de ensino, evidenciou-se parcela expressiva de professores sintomáticos para ansiedade, seguida de estresse e depressão, inclusive em nível patológico. Foram apontados problemas de acesso, falta de conhecimento para o uso de tecnologias digitais de comunicação e informação; dificuldades de gerenciamento da vida profissional e doméstica e sobrecarga de trabalho. Nesse sentido, os resultados apontam para a necessidade de investimento em infraestrutura, formação e suporte emocional aos professores.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference29 articles.
1. ALMEIDA, Fabiane Domingues de Magalhães. As relações de trabalho na modalidade home office em empresas de bens de consumo, São Paulo, p. 1-134, 2019. Dissertação de Mestrado. Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP.
2. BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva [online, v. 25, suppl 1, p. 2411-2421, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/9g4hLHkSSW35gYsSpggz6rn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 abr. 2023.
3. BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.13, n.1, p.153-171, 2020. Disponível em https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/337/100. Acesso em: 17 mai. 2023.
4. BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019, 2020b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.html.
5. CARDOSO, Márcia Regina Gonçalves. O professor do ensino superior hoje: perspectivas e desafios. Cadernos da FUCAMP, v. 15, n. 23, 2016. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/837. Acesso em: 17 mai. 2023.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献