Author:
Cardoso Eugenio Alves,Alves Maria Augelina Costa,Costa Cássia Eufrasia da Silva,Da Silva Simone Cesar,Da Silva Solonildo Almeida,Moreira Eugênio Eduardo Pimentel,Rodrigues Midiã Alves da Silva,Paim Igor de Moraes,Teixeira Regina Maria,Da Costa Roger Freitas
Abstract
A partir da década de 1970, o sistema capitalista passou por uma profunda crise, que afetou todos os setores da economia, por isso foi denominada por Mészáros, (2011) de crise estrutural. Para superar a crise, o capital internacional, sob a influência da teoria econômica neoliberal, buscou se expandir para os países periféricos na busca por mão de obra barata. Entretanto, para garantir sua reprodução, o capital internacional precisou adequar a classe trabalhadora desses países às suas necessidades. Disto isto, este artigo traz como objetivo geral refletir sobre o interesse dos organismos internacionais na educação dos países periféricos, com destaque para a formação dos professores no país. Trata-se de um estudo bibliográfico, e qualitativo, cuja epistemologia ancora-se no materialismo histórico dialético. Como resultados e discussões apontamos o fato de que o principal interesse dos organismos internacionais na educação refere-se a formação de mão de obra com a qualificação necessária para a extração da mais valia. E para isso, precisou atuar também na formação dos professores, com o objetivo de adequá-los às necessidades do capital.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference17 articles.
1. ALMEIDA, Emanoel Rodrigues; CARDOSO, Eugênio Alves; SILVA, Clemildo Anacleto da. Homeschooling: uma proposta do estado neoliberal para a educação brasileira. Ciência em Movimento, v. 24, n. 50, p. 57-67, 2022.
2. ANTUNES, Ricardo. Da educação utilitária fordista à da multifuncionalidade liofilizada. In: SILVA JÚNIOR, João dos Reis; CHAVES, Jacob Veras; ROTHEN, José Carlos.(org)l. Das crises do capital às crises da educação superior no Brasil – novos e renovados desafios em perspectiva. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.
3. BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 75–110, nov. 2003. Disponível em acesso em 23 nov. 2023.
4. BRASIL. Parecer CNE/CP nº 22/2019 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019. Disponível em< https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECPN222019.pdf?query=LICENCIATURA>. Acesso em: 10 nov. 2023.
5. DELORS, Jacques; et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo, Cortez, 1998.