Desafios socioeconômicos do enoturismo no Rio Grande do Sul – Brasil frente ao negacionismo climático brasileiro

Author:

Machado Annaelise Fritz,Fialho Sara,Oliveira Marcelo Leles Romarco de,Itho Luciana,Reis Janderson Damaceno dos,Faria André Luiz Lopes de,Chevitarese Leonardo,Reis Rodrigo Drumond

Abstract

O modelo político-econômico conhecido como neoextrativismo, com ênfase em sua vertente ultraliberal-marginal no Brasil entre 2019 e 2022, é caracterizado pela exploração intensiva de recursos naturais e pelo negacionismo ambiental-climático. A agenda pública brasileira, orientada por esse modelo, contribuiu para a degradação ambiental, o aumento na ocorrência de desastres naturais e a perda de biodiversidade, especialmente devido às flexibilizações das regulamentações ambientais e à rejeição de dados científicos sobre as urgências ambientais e climáticas. Como reflexo dessa agenda ultraliberal, o estado do Rio Grande do Sul, reconhecido por sua importância agrícola e turística, foi particularmente afetado por eventos climáticos extremos em maio de 2024. O objetivo geral do artigo é identificar os principais desafios socioeconômicos enfrentados pelas comunidades produtoras de vinho e no enoturismo na Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul, diante de eventos extremos insertos no âmbito de uma agenda estatal ultraliberal e com grande capilaridade do negacionismo climático. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, utiliza a plataforma Adapta Brasil e analisa três municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Os resultados destacam a vulnerabilidade econômica e social dessas comunidades diante de eventos climáticos extremos. A pesquisa enfatiza a necessidade de políticas públicas eficazes e investimentos em infraestrutura para promover a sustentabilidade das comunidades rurais. Numa ótica interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs na área de negacionismo climático, mudanças climáticas, eventos extremos no Rio Grande do Sul, impactos socioeconômicos e enoturismo.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference55 articles.

1. ABDENUR, A. E.; KUELE, G. AMORIM, A. Clima e Segurança na América latina e Caribe. Instituto Igarapé e Instituto Clima e Sociedade, 2019. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2024.

2. ADAPTA BRASIL MCTI. Impactos climáticos. Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2024.

3. AGÊNCIA SENADO. Protocolo de Kyoto. Agência Senado, [2024?]. Disponível em:. Acesso em: 23 jun. 2024.

4. NEGACIONISMO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

5. AMORIM, F. Bolsonaro diz que pressão sobre mudança climática é "jogo comercial". (15/12/2019). Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2024.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3