Abstract
No contexto de oferta de cursos sequenciais de português para falantes de outras línguas na extensão, ofereceu-se, em 2022, na modalidade remota, um curso de pronúncia em português para falantes de outras línguas. Nesse momento, considerou-se a necessidade de um curso de pronúncia e o desafio de se trabalhar com foco em elementos fonético-fonológicos em um curso remoto, com possibilidades de não engajamento dos(as) participantes e de problemas de conectividade e de baixa qualidade de áudio. A oferta ocorreu e, após a sua conclusão, com o presente trabalho, objetiva-se apresentar reflexões acerca da preparação desse curso, dos resultados observados (a partir de anotações de aula e de planejamento) e de sua contribuição para a formação docente. Com as atividades planejadas para o curso “Sons e Ritmos: pronúncia em português brasileiro para falantes de outras línguas”, ofertado pelo Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras (CELE), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), visou-se ao desenvolvimento de consciência fonológica em língua adicional pelos aprendizes (ALVES, 2012; KIVISTÖ-DE SOUZA, 2021). Para a construção do curso, partiu-se das noções de tarefa (ELLIS, 2009) letramento literomusical (SOUZA, 2015), além da noção de consciência fonológica, anteriormente apresentada (ALVES, 2012; KIVISTÖ-DE-SOUZA, 2021). A partir da análise qualitativa do engajamento às atividades e do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica pelos(as) estudantes no curso, compreendeu-se que a proposta contribuiu para reflexões docentes sobre a pronúncia em contextos de práticas sociais significativas, bem como para a observação das regularidades das regras fonológicas variáveis pelos(as) estudantes, em tarefas contextualizadas. Os resultados obtidos no contexto do curso de extensão, cujo propósito é também de formação continuada de professores(as), contribuíram para o aumento do interesse da docente, uma das autoras do presente artigo, pelos temas em aquisição fonético-fonológica.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference27 articles.
1. ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Consciência dos aspectos fonéticos/fonológicos da L2. In: LAMPRECHT, Regina Ritter et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 169-191.
2. ALVES, Ubiratã Kickhöfel. L2 phonetic-phonological acquisition: contributions from studies on explicit instructionand perceptual training. Cadernos de Linguística, [s. l.], v. 2, n. 1, p. e331, 21 abr. 2021. Disponível em
3. https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/331. Acesso em: 8 jul. 2022.
4. ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRISOLARA, Luciene Bassols; PEROZZO, Reiner Vinícius. Curtindo os sons do Brasil: fonética do português do Brasil para hispanofalantes. Lisboa: Lidel, 2017.
5. BIALYSTOK, Ellen. The Role of Linguistic Knowledge in Second Language Use. Studies in Second Language Acquisition, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 31-45, 1981.