AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PESCADO COMERCIALIZADO NA REGIÃO DE BOTUCATU, SÃO PAULO

Author:

França Danilo Alves deORCID,Bibiano de Vasconcelos ArturORCID,Fernandes de Oliveira JéssicaORCID,Nunes de Moraes GustavoORCID,Santiago Velame MariseORCID,Augusto Martins OtávioORCID,Vaz Rodrigues MariannaORCID

Abstract

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) estabelece padrões de qualidade para peixes destinados a consumo humano, garantindo um produto servido ao consumidor com inocuidade e segurança. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade do pescado comercializado nos distritos de Ipaussu e Botucatu, São Paulo, mais precisamente da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e da Merluza (Merluccius hubbsi), por meio de achados de necrópsia e análises físico-quimicas. Foram adquiridas 8 amostras de Tilápia e 3 amostras de Merluza provindas de uma piscicultura, eutanasiadas com gelo na propriedade, e encaminhadas ao Laboratório de análises do Instituto de Biotecnologia (IBTEC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Botucatu. As Tilápias foram submetidas à inspeção macroscópica por meio de observação externa e interna e os filés de Merluza foram submetidos à análises físico-quimicas para avalição do frescor. No exame externo a lesão mais frequente foi hemorragia de pele (50%), nadadeiras (50%), brânquias (25%) e cavidade oral (12.5%), enquanto que no exame interno, esplenomegalia (75%) e hemorragia renal (50%) prevaleceram. As análises físico-quimicas apresentaram alterações significativas nas bases voláteis totais (BVT), tornando o alimento impróprio para o consumo de acordo com a legislação vigente. As alterações observadas configuram perda da qualidade do pescado, deterioração e lesões sugestivas de doença zoonótica. O pescado comercializado nos distritos de Ipaussu e Botucatu não encontrava-se de acordo com os padrões de frescor exigidos para o consumo estabelecidos pela legislação brasileira.

Publisher

Revista Veterinaria e Zootecnia

Reference13 articles.

1. Brasil. Decreto no. 9.013 de 29/03/17. Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Brasília: SIPA, DICAR, Ministério da Agricultura, 2017.

2. Sartori AGO, Amancio RD. Pescado: importância nutricional e consumo no Brasil. Segur. Aliment. Seg Alim Nutr. 2012;19(2):83-9.

3. Kris-Etherton PM, Harris WS, Appel LJ. Fish consumption, fish oil, omega-3 fatty acids, and cardiovascular disease. Am Heart Assoc. 2002;106(21):2747-57.

4. World Health Organization. Protein and aminoacid requirements in human nutrition. Report of a joint WHO/FAO/UNU Expert Consultation, United Nations University. Technical Report Series, 935. WHO, 2007.

5. Vieira RHSF. Microbiologia, Higiene e Qualidade do pescado: Teoria e Prática. São Paulo: Livraria Varela, 2003, p. 380.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3