Abstract
A avaliação de desempenho de edifício é uma metodologia que visa medir a performance do imóvel através da análise de critérios e subcritérios diversos, de acordo com a tipologia e função da edificação. Embora existam recomendações internacionais para orientar essas avaliações no contexto de edifícios residenciais, vários estudos descritos na literatura não contemplam todos os critérios e subcritérios recomendados. Para superar essa limitação, foi desenvolvida a matriz Qualilar, que é composta por 7 dimensões, 27 critérios e 78 subcritérios. Essa matriz fornece uma avaliação abrangente que permite investigar aspectos relacionados à sustentabilidade, resiliência, segurança, infraestrutura, custos, habitabilidade, entre outros, conforme recomendado pela Organização das Nações Unidas. O objetivo desta pesquisa foi descrever o processo de validação da matriz realizada junto a especialistas por meio da técnica Delphi. O estudo buscou investigar o quanto os critérios e subcritérios apresentados na matriz são essenciais para compor uma avaliação de desempenho, de acordo com a percepção de especialistas brasileiros. A pesquisa contou com a participação de 4 doutores com ampla experiência no tema de pesquisa. Os resultados evidenciaram que a matriz Qualilar abordar os critérios e subcritérios que são essenciais para uma avaliação de desempenho de habitações. Os resultados trazem uma nova perspectiva para pesquisas em avaliação de desempenho habitacional visto que permitirá conhecer de forma ampla as condições das habitações avaliadas, fomentando informações para embasar melhorias para as edificações e seu entorno, contribuindo para a promoção do desenvolvimento regional e urbano.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference29 articles.
1. Alcântara, M. M. A., & Santos, A. P. L. (2023a). Artefato Qualilar: matriz de critérios e subcritérios para avaliação de desempenho habitacional segundo diretrizes da ONU. No prelo.
2. Alcântara, M. M. A., & Santos, A. P. L. (2023b). Avaliação Pós-ocupação (APO) em edifícios habitacionais: uma revisão sistemática da literatura. No prelo.
3. Dos Santos, A., Vidotto, L. S., & Giublin, C.R. (2005). A utilização do método Delphi em pesquisas na área da gestão da construção. Ambiente Construído, 5(2), 51-59. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3618/2000.
4. Fabriz, L. A., Oliveira, V. C. De, Zacharias, F. C. M., Valente, S. H., Ferro, D., & Pinto, I. C. (2021). Construção e validação de matriz para avaliação normativa do sistema integrado de saúde das fronteiras. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 29, p. e3433. https://doi.org/10.1590/1518-8345.4141.3433
5. Leitner, D. S. (2023). Avaliação de desempenho em unidades básicas de saúde (UBS). Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. No prelo.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献