Abstract
As vidas vegetal e humana estão imbricadas em uma teia orgânica. Considerando os entendimentos sobre elas e os modos de conhecimento associados à sua aplicação prática, as plantas emergem como um assunto privilegiado para demonstrar a sobreposição de ontologias diversas tornando possível evidenciar a pluralidade de formas de ver e de ser no mundo. Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o poder das plantas e sua presença na medicina popular experienciada na região sul de Minas Gerais; o recorte escolhido se entrecruza com a religiosidade ao discutir a prática de benzimento. A metodologia contempla uma etnografia multissituada a partir de um circuito percorrido ao longo da pesquisa e dos fluxos que conectam as diferentes localidades. Colocando as plantas em evidência, os resultados apontam para sua importância, especialmente em relação à produção de cura e bênção, por meio da sobreposição de aspectos culturais, rituais, medicinais e alimentares.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference50 articles.
1. ALBERT, Bruce; KOPENAWA, David. O espírito da floresta: A luta pelo nosso futuro. 1ª edição. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2023.
2. ARAÚJO, Melvina A. M. Das ervas medicinais à fitoterapia. Cotia, SP: Ateliê: FAPESP, 2002.
3. BARRETO, João Paulo Lima. Bahserikowi – Centro de Medicina Indígena da Amazônia: concepções e práticas de saúde. Amazônica – Revista de Antropologia, 9.2, 2017, p. 594-612.
4. BARROS, Nelson Filice de. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: uma ação de inclusão. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 11, 2006, p. 850-850.
5. BERNARDES, Marcelo E. No liminar dos mundos: religiosidades, representações e vivências no catolicismo popular em Caldas, Sul das Minas Gerais. Temáticas, v. 31, nº 61, 2023, p. 50-80.