Abstract
No Brasil, fatores políticos têm se mostrado relacionados às históricas desigualdades educacionais, incluindo o acesso, permanência e qualidade dos processos de ensino-aprendizagem voltados para os estudantes e seus professores. Essas condições demandam a elaboração e aplicação de políticas com foco no professor e o seu desenvolvimento profissional, entre outras. Para o sucesso dessas iniciativas, defende-se a importância de ações formativas informadas, contundentes, sistemáticas e contínuas na qualificação educacional dos professores, na sua formação inicial e ao longo da carreira, em especial em seu início. Reconhece-se a relevância do apoio para que estes profissionais se socializem na cultura da escola, realizem o que se espera deles e possam lidar com as dificuldades típicas desta atividade profissional. Neste artigo, inspirando-se nas sínteses de evidências qualitativas, analisam-se as contribuições de quatro ofertas de programas de mentoria para a aprendizagem profissional de professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de Educação Física tendo como foco o ensino. Para tanto, foram sistematizados os resultados de cinco dissertações e sete teses sobre os programas de mentoria realizados na [nome da instituição omitido para avaliação]. Destacam-se aspectos relacionados às bases teórico metodológicas, princípios, características, resultados dessas iniciativas e que podem subsidiar políticas públicas de indução docente. Cada programa apresenta especificidades, tais como assistência a professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino, características dos mentores, usos da Internet e ferramentas virtuais. A partir dos resultados problematiza-se, então, aspectos relacionados com a proposição e desenvolvimento de políticas de indução de professores iniciantes no contexto brasileiro.
Funder
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference40 articles.
1. ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. As pesquisas sobre professores iniciantes: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, 2020.
2. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, v. 33, n. 3, 2010.
3. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa [online], v .42, n. 145, 2012.
4. BARROS, Janailza Moura de Sousa. Contribuições do Programa Híbrido de Mentoria (PHM) para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
5. BECA, Eugenio Carlos; C.; BOERR, Ingrid. Políticas de indução para professores iniciantes: a experiência chilena e os desafios para América Latina. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 2020.