Abstract
O Dossiê “Políticas e Gestão na Educação Infantil: Democracia e Direitos das crianças” é composto por dez artigos, sendo sete de autoria de pesquisadoras brasileiras que atuam em diferentes instituições públicas (USP/São Paulo e Ribeirão Preto, UNICAMP, UNIFESP, UNIFAL/MG, UFMS/Naviraí e Pantanal e Fundação Carlos Chagas) e três por pesquisadores estrangeiros com reconhecida inserção nas temáticas propostas no dossiê, professores de universidades de diferentes continentes (University College London/England; The University of Waikato/New Zealand; Universidad de Chile/Chile). Tais pesquisadores abordam, no conjunto dos artigos, tanto a Política Pública de Educação Infantil em suas diferentes dimensões, quanto a Gestão do sistema de ensino e das unidades de creches e pré-escolas, tendo como eixo aglutinador os direitos das crianças e a perspectiva democrática. Trata-se de um conjunto de artigos que buscam evidenciar os desafios para a formulação e implementação de políticas e para a gestão na/da educação infantil para a promoção da justiça social, igualdade racial e democratização do acesso e permanência dos bebês e das crianças em distintos contextos. Partindo de diferentes matrizes teóricas, os textos promovem diálogos por meio da pluralidade de referenciais que fundamentam e favorecem a análise do cotidiano das instituições de educação infantil e da Gestão das redes de ensino pública, abarcando a dimensão estética, a formação de professores, os impasses e os avanços das políticas para a educação pública, democrática e de qualidade em creches e pré-escolas.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference12 articles.
1. APPLE, Michael; BEANE, James. Escolas democráticas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
2. ARROYO, Miguel Gonzalez. Gestão da Educação com Justiça Social. Que Gestão dos Injustiçados? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 36, n. 2, p. 768-788, ago. 2020.
3. ARROYO, Miguel Gonzalez. Gestão democrática: recuperar sua radicalidade política? In: CORRÊA, Bianca Cristina; GARCIA, Teise Oliveira (org.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008. p. 39-56.
4. CAMPOS, Maria Malta; FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, p. 87-128, 2006.
5. CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. 6. ed. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009.