Abstract
Introdução: Mudanças distintivas e fundamentais ocorridas nas bibliotecas ao longo do tempo refletem na nomenclatura utilizada para se referir às suas características. Defende-se a tese de que o paradigma da hibridez para bibliotecas se estagnou na década de 90, diante da aplicabilidade da tecnologia, contudo a gestão atual não se detém neste fator, mas na proximidade existente com as suas comunidades. Objetivo: Acompanhar a trajetória sociocultural do conceito de biblioteca híbrida, embasada na análise discursiva das novas perspectivas de existência de um contributo social, a fim de propor um conceito que integre a formação da complexidade, conhecimento e inovação. Metodologia: Pesquisa qualitativa, explicativa e exploratória, de caráter teórico-epistemológico. O método utilizado foi a Análise do Discurso Multimodal. Como ferramentas de coleta de dados, utilizou-se do rigor da Pesquisa Bibliográfica, para a coleta em bases de dados específicas e correlatas à área da Ciência da Informação, e a Pesquisa de Campo, para coletar dados em bibliotecas híbridas do Estado do Missouri/EUA. Resultados: Foi possível identificar que a hibridez deve ser compreendida para além de sua estrutura física, como fator de representatividade para o desenvolvimento de comunidades. O conceito de hibridez se insere no contexto das organizações sistêmicas, pressupondo um ambiente de atuação aberto e de junções administrativas, conjecturando espaços informacionais micro e macro. Conclusão: A hibridez confere novos modos de se utilizar a tecnologia em favor da constituição de um coletivo inteligente, abrangendo redes complexas de saberes, que podem se unir e trazer diferentes olhares para as bibliotecas.
Funder
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Subject
Library and Information Sciences,Public Administration,Education,Information Systems
Reference39 articles.
1. ARORA, J. Transforming a traditional library into a hybrid library. Science & Technology Libraries, [s. l.], v. 23, n. 2-3, p. 5-15, out. 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J122v23n02_02. Acesso em: 17 jul. 2022.
2. BAKER, W. The hybrid conservator. Association for Library Collections & Technical Services, [s. l.], v. 48, n. 3, 2004. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/lrts/article/view/5018. Acesso em: 10 jul. 2022.
3. BREAKS, M. Building the hybrid library: a review of UK activities. Learned Publishing, Hertfordshire, v. 15, n. 2, p. 99-107, 2002.
4. BUDD, J. M. Discourse analysis and the study of communication in LIS. Library Trends, Baltimore, v. 55, n. 1, p. 65-82, 2006.
5. CAVALCANTE, K. V.; BRITO, Y. R.; VLAXIO, F. As metamorfoses da biblioteca para a Geração Z: proposta de implementação para o Espaço Cultural Bezerra de Menezes. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. A03, 2016. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/28284. Acesso em: 18 jul. 2022.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献