Abstract
O ensino de Genética é um grande desafio encontrado pelos professores de Biologia do Ensino Médio, pois depende de conceitos abstratos, elucidação de processos moleculares e interpretação de figuras planas. Com o propósito de trabalhar o lúdico e dinamizar o contexto da genética molecular, este trabalho teve como objetivo produzir e avaliar uma sequência didática investigativa fundamentada nos métodos de aprendizagem ativos, como a aprendizagem baseada em jogos e a utilização das tecnologias digitais de comunicação. Os processos metodológicos foram divididos em duas etapas complementares, a etapa 1 versa sobre a composição química dos ácidos nucleicos e na etapa 2, são abordados os processos de duplicação do DNA e a síntese de proteínas, com fases de problematização, sistematização, contextualização e conclusão. Nestas fases os estudantes aprenderam Genética Molecular, por meio de jogos digitais e ensino investigativo. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de rede pública no município de Nova Mutum/MT, com 44 estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Médio. A avaliação da sequência didática foi feita por 22 professores de Biologia que atuam na Ensino Médio. A análise dos resultados foi de caráter misto (qualitativa/quantitativa), sendo avaliado a utilização de quatro jogos abordando conteúdos de Genética Molecular. Os resultados pré e pós teste, identificaram índices satisfatórios na aprendizagem dos estudantes e bons índices na avaliação dos professores. Durante o desenvolvimento da pesquisa, pode-se observar o protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, o interesse e o entusiasmo deles pela genética.
Reference36 articles.
1. ACRANI, S.; JUNIOR, R. A. B.; NICULA, B. S.; PEIXOTO, F. O.; LOPES, L. A.; NOGUEIRA, B. R.; FERNANDES, R. D.; SANTOS, P. P. B. F. dos. A utilização de jogos didáticos como estratégia de aprendizagem no ensino de biologia/ The use of teaching games as a learning strategy in teaching biology. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 7930–7935, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-194.
2. ADONA, C. P.; VARGAS, C. L. O quebra-cabeça como possibilidade de ensino aprendizagem na disciplina de educação física. Cadernos PDE, 2013.
3. ALEXANDRE, C. O jogo dos games para o processo de aprendizagem de estudantes. In: MEIRA, L.; BLIKSTEIN, P.(org.). Ludicidade, jogos e gamificação na aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2020. Cap. 4. p. 39-47.
4. BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
5. BARRETO, J. A. P.; SANTOS, L. T. S. DE O. O uso de imagens e as tecnologias da informação e comunicação: aportes para o ensino de biologia. Revista Expressão Católica, v. 9, p. 29–36, 2020. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3740/03. Acesso em: 04 mai. 2022.