Author:
Oliveira Régis Tribuzy de,Lucena Ketlen Karine Teles,Dantas Adriana Doroteu,Dutra Jurandir Moura
Abstract
Políticas Públicas de educação devem priorizar a universalização e a democraatização do ensino a todos os brasileiros, de forma igualitária de oportunidades. Sua construção deve atender aos interesses coletivos em consulta à sociedade. O Programa Reuni Digital, criado no âmbito da Secretaria Especial de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), teve como objetivo expandir a educação a distância nas universidades públicas federais, sabidamente por oferecer um ensino de qualidade. Das 69 instituições federais existentes, 13 aderiram e pactuaram propostas diferentes junto à SESu. A UFAM foi uma destas instituições, criando o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. A oferta atingiu 25 cidades do estado do Amazonas, cujas prefeituras foram signatárias de um Acordo de Cooperação Técnica, por meio de parceria, disponibilizando em contrapartida estrutura física e tecnológica, assim como pessoal para apoio didático-pedagógico. O modelo elaborado foi um sucesso, promoveu inclusão e estimulou a cooperação entre os alunos, resultando em taxas de sucesso e evasão, dignas de serem comemoradas, embora somente 1/6 do curso tenha sido executado, por ora. Contudo, novas ações corretivas devem ser implementadas, a fim de dar continuidade ao propósito inicial de formar e qualificar cidadãos em todos os lugares do Brasil, inclusive os mais remotos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo
2. BARRETO, Raquel Goulart. Formação de professores, tecnologias e linguagens: mapeando velhos e novos (des)encontros. São Paulo: Loyola, 2002.
3. Constructing Pedagogical Models For E-learning
4. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
5. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996.