Author:
Fontoura Taysa Campos,Sznitowski Adelice Minetto
Abstract
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), instituído no Brasil em 1955, é um dos maiores programas de alimentação escolar da América Latina. O PNAE é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e um dos seus objetivos é fomentar a agricultura familiar por destinar pelo menos 30% dos recursos para a compra de alimentos diretamente da agricultura familiar, sem necessidade de licitação. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi identificar o volume de compras adquiridos da da agricultura familiar via PNAE no território rural do alto Paraguai- MT. A região citada compreende 14 municípios com diversidade populacional e níveis de desenvolvimento humano. A metodologia do estudo envolveu a coleta de dados documentais baseados nas prestações de contas das compras feita da Agricultura familiar pelo PNAE. Os dados fotram obtidos no website do Ministério da Educação (MEC). Os resultados apontam desafios na implementação do PNAE no território do Alto Paraguai. Os resultados apontam para desafios na implementação do PNAE no território do Alto Paraguai. Apesar de alguns avanços, há espaços para melhorias, uma vez que o volume de aquisições pode ser ampliado. Nesse sentido, o estudo contribuiu para compreensão sobre o desempenho do PNAE na região rural do território do Alto Paraguai, oferecendo insights para a formulação de políticas que promovam a agricultura familiar e a segurança alimentar nas áreas rurais do Brasil.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: EdUSP, 2007.
2. AROUCHA, E. P. Agricultura familiar na alimentação escolar: estudo de oportunidades e de desafios. Dissertação (Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental) - Universidade do Estado da Bahia, Paulo Afonso, 2012.
3. ASSIS, T. R. de P.; FRANÇA, A. G. de M.; COELHO, A. de M. Agricultura familiar e alimentação escolar: desafios para o acesso aos mercados institucionais em três municípios mineiros. 2019.
4. BACCARIN, J. G. et al. Indicadores de avaliação das compras da agricultura familiar para alimentação escolar no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 55, p. 103-122, 2017.
5. BRASIL. Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jul. 2006.