Author:
Ferreira Lorena Barreto,Pinheiro Luana da Silva,Freire Elaine Maria Rego
Abstract
O presente artigo tem por objetivo trazer um resumo sobre a temática de impactos socioambientais na região do rio madeira após a construção da Hidroelétrica de Santo Antônio, sendo feito um levantamento em trabalhos já realizados acerca do tema e sobre impactos ambientais após construção de hidroelétricas, após o levantamento das fontes bibliográfica foi feita a seleção de trabalhos e realizado a redação do presente artigo respondendo os objetivos proposto acerca dos vários impactos após a construção das UHE, sendo trazido no presente artigo não somente os impactos socioambientais, mas também os impactos ambientais, impactos na saúde da população e comunidades entorno da UHE de Santo Antônio, impactos econômicos a essas comunidades e o impacto no aumento dos mosquitos na região do rio madeira após a construção da UHE, também se traz a abordagem acerca da geração de empregos aos moradores próximos a UHE e pavimentação das estradas da região do rio madeira.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. ARAUJO, N. C. de; MORET, A. de S., DIREITOS HUMANOS E HIDRELÉTRICAS: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E ECONÔMICOS GERADOS EM RONDÔNIA, IN:. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.13, n.26, p.167-194, Maio/Agosto de 2016.
2. ARAÚJO, A. P.; JORDY FILHO, S.; FONSECA, W. N. A vegetação da Amazônia brasileira. In: SIMPÓSIO DO TRÓPICO ÚMIDO, 1., 1984, Belém. Anais. Belém: EMBRAPA-CPATU, 1986. p. 135-152. (EMBRAPA-CPATU. Documentos, 36).
3. CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente – Resolução nº. 1, de 23-1-1986
4. FEARNSIDE, P. M., Hidrelétricas na Amazônia: impactos ambientais e sociais na tomada de decisões sobre grandes obras, Manaus-AM, Editora do INPA,
5. GALLARDO, A. L. C. F., SILVA, J. C. da, GAUDERETO, G. L., SOZINHO, D. W. F., A avaliação de impactos cumulativos no planejamento ambiental de hidrelétricas na bacia do rio Teles Pires (região amazônica), IN:. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Vol. 43, Edição Especial: Avaliação de Impacto Ambiental, dezembro 2017.