Author:
Nunes Ana Carolina Rezende Pereira,Jardim Naiara Almeida,Dos Reis David Silva
Abstract
Introdução: O autismo, conhecido atualmente como transtorno do espectro autista (TEA) se caracteriza pela dificuldade em realizar interações sociais e pela cognição, cujos obstáculos se desenvolvem na comunicação no decorrer do tempo, incluindo absorção de nutrientes. Objetivos: Este trabalho visa abordar os aspectos nutricionais relacionados ao portador do TEA, descrevendo as melhores formas de intervenção nutricional em pacientes, observando os impactos positivos e negativos da alimentação no desenvolvimento das pessoas com TEA. Materiais e métodos: Avaliar, através de revisão integrativa de literatura de que forma a intervenção nutricional pode melhorar o prognostico do transtorno e como fazê-lo, através de consulta bibliográfica, cujo banco de dados gerado por descritores selecionados. Resultados: Diversos fatores podem originar o TEA e por consequência pode haver alterações e agravos nutricionais, geralmente relacionados a problemas com absorção de nutrientes. Conclusão: No tocante à nutrição, portadores de autismo tendem a consumir alimentos calóricos e com baixa quantidade de nutrientes, refletindo assim em um estado físico prejudicial para saúde. Através de dieta e orientação é possível agregar qualidade de vida ao autista.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference25 articles.
1. ANDERLE, T. V.; MELLO, E. Autismo: aspectos nutrologicos das dietas e possível etiologia. International Journal of Nutrology. 2018; 11(02): 66-70.
2. BARBOSA, A. B.; FIGUEIRÓ, R. Autismo: como amenizar os sintomas através da alimentação e contribuir no processo ensino e aprendizagem. Research, Society and Development. 2021; 10(6).
3. BARBOSA, F. C.; DUTRA, D.; TADINE, R. M.; REZENDE, J. D. P. A nutrição no transtorno do espectro autista: benefícios de intervenções dietéticas na infância. REVISA (Online). 2023; 12(2): 330-338.
4. BARBOSA, J. P. D. S.; PIMENTA, H. F. O autismo no ambiente familiar e a interação família-escola: um estudo de caso. ANAIS III CITENDI. Campina Grande: Editora Realize, 2018.
5. BASTO, A. T. O. S. B. CEPELLOS, V. M. Autismo nas organizações: percepções e ações para inclusão do ponto de vista de gestores. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro. 2023; 21(1): 1-15.