Abstract
Este trabalho tem como objetivo a análise de como procedeu ao trabalho realizado no âmbito educacional, especificamente nas escolas durante o período da pandemia da Covid-19, enfatizando os impactos que a pandemia causou no trabalho escolar dos professores. Nos últimos três anos, o trabalho pedagógico nas escolas a nível nacional foi diretamente afetado por consequência do fechamento provisório das instituições escolares, como forma de evitar o contágio por um vírus ameaçador que causou a morte de milhares de pessoas no mundo. Durante esse período o trabalho desenvolvido no âmbito escolar precisou ser reorganizado, gerando mudanças significativas para o setor educacional. Partindo dessa análise, trabalhamos na seguinte problemática de estudo: quais os impactos que a pandemia da Covid-19 causou no trabalho escolar e no trabalho pedagógico dos professores? Em termos metodológicos, adotamos uma metodologia de cunho qualitativo, quanto aos objetivos explicativos, seguido do procedimento de revisão bibliográfica. Como embasamento teórico, foi utilizado autores como Almeida; Dalben (2020), Silva (2022), Lakatos (2020), Barreto; Santos (2021), dentre outros. Como resultados das pesquisas, foram evidenciados impactos negativos e positivos, mudanças na rotina e organização escolar, assim como no trabalho pedagógico dos professores, causando sobrecarga de trabalho, adoecimento por estresses, e dificuldades de adaptação ao sistema virtual de ensino. Neste sentido, concluímos que a escola e sua equipe precisaram passar por profundas mudanças para não deixar de ofertar e socializar o conhecimento.
Palavras-chave: Organização escolar. Trabalho pedagógico docente. Pandemia covid-19.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference13 articles.
1. ALMEIDA, Luana C; DALBEN, Adilson. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Revista Educ. Sociedade, Campinas, v. 4, 2020.
2. BARRETO, Andreia C, F.; SANTOS, Jaciara O, S. A invisibilidade do trabalho docente em tempos de pandemia: das políticas às práticas. Revista Latino Americano de Estudo Científicos, 2021.
3. BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, Parecer nº 5/2020.
4. CANDIDO, Tainá; BITTENCOURT, Ricardo L. de; ASSUNÇÃO, viviane k. Os impactos da pandemia de covid-19 no trabalho docente universitário. Universidade Federal de Alagoas, Revista Debates em Educação, v. 14, 2022.
5. CHAGAS, Jaqueline de V. PANDEMIA COVID 19: do Ensino Remoto Emergencial às desigualdades sociais no ensino público pela percepção das professoras. Faculdade de Educação, 2020.