Author:
Firmino Fernando Alves Barros,Chaves Daniel Rodrigues,Cardoso Midson Cesar Feitosa,Antunes Alzir Felipe Buffara
Abstract
O presente trabalho propõe introduzir os estudantes do curso técnico em agrimensura em aplicações práticas de levantamentos cadastrais para fins de regularização fundiária utilizando uma abordagem Fit-For-Purpose – FFP, com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem das disciplinas do curso técnico em agrimensura do IFPA Campus Tucuruí, possibilitando o desenvolvimento de práticas na sua área de formação. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo executar, em regime de parceria com a comunidade do bairro Vila Tocantins, município de Tucuruí, estado do Pará, o mapeamento desta localidade, de forma a viabilizar o andamento do processo de regularização fundiária dos lotes a partir dos documentos e dados levantados pelos alunos. O Bairro Vila Tocantins está situado em Zona Especial de Interesse Social I (ZEIS I), área com relativa ocupação de população de baixa renda e habitações de características sub-normal. Dentro deste contexto e, observando a recente legislação que trata sobre os processos fundamentais para regularização fundiária urbana, este projeto deverá introduzir o estudante do curso técnico em agrimensura no apoio às atividades de Regularização Fundiária em ZEIS, buscando a) exercitar a visualização, compreensão e interpretação das Políticas de habitação e a urbanização periurbana na Amazônia; b) realizar o estudo preliminar das desconformidades e da situação jurídica, urbanística e ambiental da área; c) realizar todos os levantamentos do projeto urbanístico e os memoriais descritivos para conhecer como se deu o Planejamento do Desenvolvimento Regional na Amazônia e compará-lo com a atual situação. A partir dos resultados obtidos com o levantamento, espera-se garantir o acesso aos direitos fundamentais por parte das famílias envolvidas, promovendo cidadania e justiça social, bem como a formação cidadã e compreensão da função social dos futuros técnicos em agrimensura.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. ALTET, M. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cadernos de Pesquisa, v. 47, p. 1196-1223, 2017.
2. ARRUDA, A. F.; HENRIQUES, C. D.; MIRANDA, C. S. Counter-Mapping Practices in Land Regularization Through Geoinformation Technologies: The ÉPURA Group Experience in Cuiabá, Brazil. Methods and Applications of Geospatial Technology in Sustainable Urbanism. IGI Global, 2021, p. 389-417. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-2249-3.ch013.
3. BRASIL. Decreto nº. 9.310, de 15 de março de 2018. Institui as normas gerais e os procedimentos aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana e estabelece os procedimentos para a avaliação e a alienação dos imóveis da União. Disponível em: . Acesso em: 25 de dez. 2022.
4. BRASIL. Lei 13.465, de 11 de julho de 2017. Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e sobre a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, julho. 2017.
5. BRASIL. Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.