Author:
Lobo Annelise Aila Gomes,Lelis Ana Laura Januário,Fontes Neto Mário de Carvalho
Abstract
O comércio online de carnes no Brasil ainda é um mercado pouco explorado. As características dos consumidores desse segmento e suas respostas a estímulos diversos permitem, ainda, a discussão de estratégias empresariais aplicadas ao agronegócio da carne bovina. O objetivo deste trabalho buscou compreender como açougues “e-commerce” poderiam solucionar o problema de padronização dos cortes cárneos em vendas B2B, B2C e serviços. Foi feito um estudo de caso, com coleta de dados, realizada por meio de entrevistas com donos de açougues “e-commerce” e clientes desse tipo de mercado. Foram realizadas pesquisas por meio de questionários, com 100 pessoas, das quais 50 eram proprietários de açougues “e-commerce” e 50, consumidores. Como resultados, obteve-se que, se a carne e/ou o corte cárneo não for processado, não funciona vender a peso único. Além disso, em relação ao objetivo do trabalho, constatou-se uma preocupação dos açougues em se ter o produto para vender e esse perder sua qualidade, uma vez fracionado. Produtos de luxo, como queijos muito caros, devem ser fatiados em diversos pesos, como de 100 g a 1 kg, para ser possível o sucesso da sua comercialização, já a carne in natura, diferentemente do hamburguer com peso-padrão, fica inviável para comercialização devido à perda da qualidade e rastreabilidade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference56 articles.
1. ABIEC. Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes. Beef report: perfil da pecuária no Brasil. São Paulo, 2022.
2. ARCIPRETE, João Paulo Rodrigues. Agregação de valor na carne bovina: um estudo sobre a percepção do consumidor em açougues gourmet na cidade de Ribeirão Preto. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Inovação na Indústria Animal) - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo, Pirassununga, 2017. doi:10.11606/D.74.2018.tde-26022018-092059. Acesso em: 2022-10-19.
3. BARCELLOS, Marcia Dutra. Informação e qualidade na compra de carne bovina. Revista de Administração FACES Journal, v. 3, n. 2, 2004.
4. BEEFPOINT – Brasil assume desafio de ampliar mercados para carne premium. Publicado em 01/04/2015. Informações disponíveis em: www.beefpoint.com.br. Acessado em:28 de março de 2023.
5. BURNIER, P. C.; SPERS, E. E.; BARCELLOS, M. D. D. Role of sustainability attributes and occasion matters in determining consumers’ beef choice. Food Quality and Preference, v. 88, p. 104075, mar. 2021.