Abstract
Este estudo analisou os impactos da Pandemia da COVID19 sobre os espaços de feiras livres do município de Porteirinha-MG tendo em vista que esses mercados locais tiveram suas atividades suspensas por períodos prolongados por gestores municipais a fim de conter o vírus. Esse quadro é agravado dramaticamente pelo desmonte das políticas de apoio à agricultura familiar intensificado na gestão Bolsonaro e, mais ainda, pelo o negacionismo que imperou no governo, de inação na coordenação de medidas de enfrentamento da pandemia. As informações tratadas neste artigo é resultado de um denso trabalho de campo realizado entre os anos de 2019 e 2023, por meio da observação direta aos espaços de feiras, entrevistas com consumidores, famílias agricultoras feirantes, além de diálogos com gestores públicos e de organizações da sociedade civil buscando compreender de que maneira a pandemia afetou o dia a dia das/os agricultoras/es que tinham nos espaços de feiras livres sua principal fonte de renda. O estudo evidencia que o negacionismo do governo federal em relação à pandemia da COVID19 contribuiu para uma desorientação dos gestores locais, a exemplo do caso de Porteirinha, que se viram sozinhos na tomada de decisões com vistas à segurança sanitária, dentre elas, aquelas que afetaram negativamente o funcionamento das feiras livres. Que passaram a amargar as consequências da suspensão prolongada de suas atividades, como: o baixo número de frequentadores e a formação de novos hábitos de consumo na população.
Publisher
Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção São Paulo
Reference20 articles.
1. ARAÚJO, A. M.; RIBEIRO, E. M. Feiras, feirantes e abastecimento: uma revisão da bibliografia brasileira sobre comercialização nas feiras livres. Estudos Sociedade e Agricultura, outubro de 2018, vol. 26, n. 3, p. 561-583.
2. CINTRAO, R. ; DUPIN, L. V. . Microbiopolítica e regulação sanitária: desacordos entre ciência e saberes locais na produção dos queijos minas artesanais. Horizontes Antropológicos (online) , v. 26, p. 239-274, 2020.
3. DAYRELL, C. A. De nativos e de caboclos: Reconfiguração do poder de representação de comunidades que lutam pelo lugar. Tese (doutorado em Desenvolvimento Social). UNIMONTES/ PPGDS, Montes Claros 2019.
4. DAYRELL, C. A.; BARBOSA, R. S.; COSTA, J. B. A. Dinâmicas produtivas e territoriais no norte de minas: O lugar invisível das economias nativas e apontamentos para políticas públicas. CAMPO-TERRITÓRIO: revista de geografia agrária, v. 12, n. 27, 2017. p. 128-151.
5. DE PAULA, A. M. N. R.; PIRES, M. C. C.; SOUZA, C. N. Metodologia e pesquisa no campo das migrações internas: um estudo sobre o processo migratório de norte mineiros. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito. Vol. 21, nº 1, 2019. pp. 6-30.