Author:
Santos Renato Emerson Nascimento
Abstract
O artigo discute avanços e limitações nestes vinte anos de implementação da Lei 10.639/2003 no ensino de Geografia. Objetiva-se apontar propostas para o combate ao eurocentrismo no ensino da disciplina, visando uma educação comprometida com o antirracismo e a promoção da igualdade racial. Argumenta-se que tais propostas devem dialogar com as vivências do cotidiano escolar, onde docentes comprometidos com a implementação da Lei enfrentam fatores reguladores, que definem a escola como uma ambiência epistêmica, com normas de validação de conhecimento e hábitos próprios. Para isto, são trazidos exemplos de propostas constituídas num processo de pesquisa-ação, conduzido entre 2008 e 2012 com um conjunto de docentes da disciplina em escolas públicas de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro. As estratégias de enfrentamento ao eurocentrismo e aplicação do temário permitiram a sistematização de três posturas epistêmicas na prática docente antirracista: a desconstrução das matrizes eurocentradas, o deslocamento do lócus epistêmico de enunciação e construção do conhecimento e o ensino de leituras a partir de matrizes epistêmicas distintas, numa hermenêutica diatópica. A partir de debates, experimentações e discussões, foi constituído um temário, conjunto de assuntos que, tratados como pontos de conteúdo específicos ou temas transversais, possibilitam a implementação da Lei ao longo de todo o fluxo de conteúdos trabalhados no ano letivo. Conclui-se que a busca da implementação requer mais diálogos entre universidade e escola, compreendidas como ambiências epistêmicas distintas que, em diálogo com as reivindicações emanadas do Movimento Negro, permitem a busca de uma educação intercultural crítica.
Publisher
Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção São Paulo
Reference20 articles.
1. Alves, Nilda (2003). Cultura e Cotidiano Escolar. In: Revista Brasileira de Educação, n. 23 (mai/ago), pp. 62-74.
2. Bourdieu, Pierre (1989). O Poder Simbólico. Lisboa e Rio de Janeiro: Difel e Editora Bertrand Brasil.
3. Certeau, Michel (1994). A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes.
4. Couto, Aiala Colares Oliveira. A questão racial e a Geografia Escolar Crítica: caminhos para uma educação antirracista. In: _______; Mendes, Luiz Augusto Soares (Orgs.) Geografias Pretas: Resistências e existências no Brasil Contemporâneo. Belém: GAPTA, 2023.
5. Diniz, Flávio Guimarães (2014). A formação contínua de professores de Geografia para a implementação da Lei Federal N. 10.639/03 a partir de um projeto de pesquisa-ação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), dissertação de mestrado em Educação.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献