Author:
Rodrigues Pinheiro Thaís,Marina Pinotti Laura,Cordeiro Mancini Maurício,Barroso Soares Vinícius
Abstract
Simuladores são ferramentas valiosas para aplicações que vão desde a validação de projetos, operabilidade de plantas, até aumento de produção e redução de custos. Essas características, e outras, fizeram crescer o interesse industrial por softwares para modelagem, simulação, controle e otimização de processos. Todavia, ainda existe uma grande insatisfação dos usuários, principalmente com relação ao uso/aprendizado e custo elevado. No presente trabalho, rotinas de estimativa não-linear de parâmetros foram desenvolvidas na plataforma EMSO (Environment for Modelling, Simulation and Optimization), um programa livre e de código aberto, visando a simulação e a discriminação dos modelos mais adequados à descrição da cinética de crescimento celular da levedura Saccharomyces cerevisiae em biorreator batelada para a produção de álcool. Os dados experimentais aqui utilizados foram adotados de trabalhos disponíveis na literatura. Os modelos cinéticos de Monod, Moser, Contois e Andrews foram avaliados. Os critérios usados para a discriminação dos modelos foram o desvio médio absoluto, o erro percentual absoluto médio e o quadrado do coeficiente de correlação entre valores preditos e observados. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que o modelo de Contois apresentou os melhores resultados com desvio médio absoluto de 4,1683 g/L e 0,2451 g/L para a curva de substrato e de crescimento celular, respectivamente e ainda erro percentual absoluto médio de 9,82% e 17,67% para a curva de substrato e de crescimento celular, respectivamente. Além disso, apresentou valores de coeficiente de correlação acima de 0,98 para ambas as curvas.
Publisher
Latin American Journal of Energy Research
Reference16 articles.
1. Arruda, AG (2019) ‘Produção de Celulases em Fermentação em Estado Sólido a Partir de Resíduos Agroindustriais’. Dissertação de Mestrado, 75p. Universidade Federal de Uberlândia.
2. Camargos, CV (2019) ‘Produção de Etanol Utilizando Melaço de Cana-de-Açúcar por Saccharomyces cerevisiae de Características Floculantes’. Dissertação de Mestrado, 99p. Universidade Federal de Uberlândia. Patos de Minas – MG.
3. Cuiabano, MS (2019) ‘Competition policy evaluation through damage estimation in fuel retail cartel in londrina, Brazil’. Revista de Economia Contemporânea. 23 (2). https://doi.org/10.1590/198055272327
4. Esfahanian, M, Rad, AS, Khoshhal, S, Najafpour, G e Asghari, B (2016) ‘Mathematical modeling of continuous ethanol fermentation in a membrane bioreactor by pervaporation compared to conventional system: Genetic algorithm’. Bioresource Technology, v. 212, p. 62-71. https://doi.org/10.1016/j.biortech.2016.04.022
5. Himmelblau, DM e Edgar, TF (1989) ‘Optimization of Chemical Process’. McGraw-Hill.