Author:
Santiago Cibelle da Silva,Costa Alan Carlos Franco,Lima Thales Batista de
Abstract
Objetiva-se identificar os estilos de aprendizagem dos estudantes concluintes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, da Universidade Federal da Paraíba, no Brasil. O referencial teórico amparou-se nos estilos de Aprendizagem de Kolb (1984). Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa de campo com estudo de caso, sob abordagem quantitativa e análise dos dados com a estatística descritiva. Os sujeitos da pesquisa são os estudantes matriculados nos dois últimos períodos do citado curso de graduação, em que o universo é de 29 sujeitos e a amostra foi de 14 discentes. A partir da aplicação do Inventário de Kolb (1984) às turmas, identificou-se que o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes foi o convergente. Nesse estilo, os indivíduos utilizam a Conceitualização Abstrata e a Experimentação Ativa no modo como aprendem algo, ou seja, combinam o pensar com o experimentar e, por isso, buscam a aplicação prática das ideias em situações específicas.
Publisher
Revista Tempos e Espacos em Educacao
Reference41 articles.
1. Abbas, K., & Lopes, A. K. (2020). Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 19, e3020.
2. Alver, R. A., Cabral, A. C. A., Penha, E. D. S., Santos, S. M., & Pessoa, M. N. M. (2013). Relações entre estilos de aprendizagem e a autopercepção de competências profissionais em alunos concludentes do curso de graduação em Administração da UFC. In: IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Brasília.
3. Araújo, R. A. G. S., Marques, V. A., Silva, L. K. C., & da Costa, J. W. (2019). Relação entre estilos de aprendizagem e características dos estudantes de ciências contábeis: Uma investigação a partir do modelo de Felder & Silverman (1988). Revista Mineira de Contabilidade, 20(3), 59-72.
4. Avello Martínez, R., & Duart, J. M. (2016). Nuevas tendencias de aprendizaje colaborativo en e-learning: Claves para su implementación efectiva. Estudios pedagógicos, 42(1), 271-282.
5. Bertelli, J., Matte, J., Graebin, R. E., & Olea, P. M. (2020). Dimensões do modelo Felder-Silverman predominantes no estilo de aprendizagem de estudantes de administração. Criar Educação, 9(2), 58-78.