Author:
Soares Leys Eduardo dos Santos,Gomes-da-Silva Pierre Normando
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida as aulas com a Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA) contribuíram para a diminuição da incidência de comportamentos antissociais nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, na qual nos auxiliamos da psicanálise de D. W. Winnicott para interpretação das condutas antissociais. A pesquisa teve cinco etapas, que totalizaram 63 horas de intervenção em uma escola pública. As aulas-OBBA foram orientadas pelos conhecimentos teóricos e metodológicos da Pedagogia da Corporeidade, método ao qual a OBBA é um de seus programas didáticos. A partir dos registros em um protocolo de avaliação, os resultados das aulas-OBBA apontaram para uma melhoria dos comportamentos antissociais, apresentando uma expressiva diminuição das agressões físicas e verbais durante o período de intervenção, contribuindo, assim, para a constituição de um ambiente de convivência mais saudável entre os educandos.
Publisher
Revista Tempos e Espacos em Educacao
Reference23 articles.
1. Abram, J. (2000). A linguagem de winnicott: dicionário das palavras e expressões utilizadas por Donald W. Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter.
2. Abramovay, M., & Rua, M. G. (2002). Violências nas escolas. Brasília: UNESCO.
3. Abramovay, M., Cunha, A. L., & Calaf, P. P. (2009). Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. Brasília: RITLA, SEEDEF.
4. Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
5. Boarini, M. L. (2013). Indisciplina escolar: uma construção coletiva. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 17(1), 123-131. https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100013