Abstract
Esta pesquisa apresenta o estado da arte dos últimos cinquenta anos sobre o tema “mulheres nas ciências, engenharia e tecnologia”. Competências científicas e tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento econômico de uma sociedade, mas ao se observar a participação feminina nesses atributos, há, historicamente, uma disparidade de gênero. Apesar de serem crescentes os debates sobre a questão, justifica-se o atual estudo bibliométrico frente à carência de pesquisas de levantamentos numéricos e de avaliação de tendências das publicações sobre o tema. Para tanto, análises descritivas e sobre a estrutura de conhecimento de artigos selecionados a partir das bases de dados Scopus e Web of Science foram conduzidas. Os resultados mostram que o período mais produtivo é recente, sendo, os Estados Unidos, o país com o maior quantitativo de publicações e Women and science careers: leaky pipeline or gender filter?, o artigo mais citado. A estrutura de conhecimento pôde ser compreendida identificando-se autores e artigos seminais, tendências de tópicos de estudos e a rede de colaboração científica mundial. Baixa média de citações anuais por artigo e reduzida colaboração entre países indicam a necessidade de realização de mais estudos, bem como de integração internacional para o melhor desenvolvimento do tema. Além de levantarmos dados precisos e relevantes, também propomos sugestões de pesquisas para o enfrentamento de desafios sobre a desigualdade de gênero nas ciências, engenharia e tecnologia.
Publisher
Faculdade de Biblioteconomia Comunicacao
Reference48 articles.
1. ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.
2. ARIA, M.; CUCCURULLO, C. Bibliometrix: an R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, Radarweg, v. 11, n. 4, p. 959-975, 2017.
3. ARIA, M. et al. Thematic analysis as a new culturomic tool: the social media coverage on COVID-19 pandemic in Italy. Sustainability, Switzerland, v. 14, n. 6, p. 1-22, 2022.
4. AYRE, M.; MILLS, J.; GILL, J. ‘Yes, I do belong’: the women who stay in engineering. Engineering Studies, London, v. 5, n. 3, p. 216-232, 2013.
5. BARINAGA, M. The pipeline is leaking. Science, Washington, v. 255, n. 5050, p. 1366-1367, 1992.
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献