passos lentos

Author:

Alves Michely da SilvaORCID,Bueno Thaísa CristinaORCID

Abstract

Este trabalho tem por objetivo delinear o cenário das pesquisas científicas sobre jornalistas negras e/ou jornalistas mulheres na mídia, agrupando o contexto de gênero e raça nos espaços midiáticos, como principal ponto de referência investigativa. Propõe-se ainda ser uma atualização/continuidade das discussões propostas por Tomazetti, que investigou as dissidências genealógicas sobre os estudos de gênero no campo da comunicação no qual verificamos não abranger, especificamente, jornalistas (sob a ótica de gênero e raça), mas atenta-se para novas problematizações. Por esse motivo, sucedeu-se um breve levantamento das pesquisas desenvolvidas em teses e dissertações em Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Jornalismo, entre os anos de 2015 e 2023 no Brasil. Os dados foram coletados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para os devidos fins, empregamos o método da Análise de Conteúdo, a partir das orientações de Bardin, que visa obter, categoricamente, a descrição do conteúdo e a exploração do material a ser analisado. Constata-se a presença de quatro teses e dezesseis dissertações que se aproximam do objetivo proposto. Em suma, verificou-se que pesquisas sobre jornalistas mulheres ainda estão ratificadas em torno do objeto analítico apenas do gênero. Concluímos que apenas uma pesquisa, defendida no mestrado profissional em jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, analisa, de fato, jornalistas negras na mídia, sem a conjuntura somente do gênero ou apenas da raça. Patenteia-se, por assim dizer, a urgência acerca deste objeto nas pesquisas de pós-graduação no país.

Publisher

Faculdade de Biblioteconomia Comunicacao

Reference50 articles.

1. AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Jandaíra, 2020.

2. ALMEIDA, Silvana Lemos. Jornalistas mulheres sob ameaça: riscos para o exercício da profissão no Rio de Janeiro. 2022. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

3. AMORIM, Janaina Lopes. O corpo está no contrato? Estudo sobre as ocorrências de assédio sexual contra mulheres jornalistas nas redações de Imperatriz. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021.

4. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (COMPÓS). Normas de funcionamento dos GTs Compós. Brasília, 2020a.

5. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (COMPÓS). GTs Compós. Brasília, 2020b.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3