Abstract
A malnutrição é um fenómeno comum em pessoas com cancro, pode ocorrer em todas as fases da trajetória da doença e sua ocorrência pode ter um impacto negativo significativo nos resultados dos tratamentos do cancro. Com este projeto, “Via Verde dos Cuidados Nutricionais”, pretende-se avaliar o risco nutricional de todos os doentes admitidos num serviço de internamento de oncologia cirúrgica, através da aplicação da ferramenta de rastreio MUST (Malnutrition Universal Screening Tool) e, em função dos scores obtidos, identificar os doentes em risco de malnutrição. Foi desenvolvido um estudo descritivo longitudinal num hospital público oncológico, rastreando todos os doentes na admissão ao internamento de oncologia cirúrgica.
Foram admitidos 160 doentes. Destes, identificaram-se 20 doentes com médio risco e 16 doentes com elevado risco, a grande maioria de patologia digestiva. O internamento teve uma duração média de 6,9 dias, havendo uma perda ponderal média aos 7 dias de 1,76kg (t=5,084, p<0,001).
Este projeto vem salientar a necessidade de um protocolo estruturado e coordenado para uma intervenção nutricional atempada e eficaz em doentes oncológicos sinalizados em médio e alto risco de malnutrição. Também, alerta para uma necessidade de intervenção e vigilância nutricional proativa nos doentes que não apresentam risco no momento da avaliação, dado este não ser sinónimo de ausência de risco potencial futuro, particularmente em doentes de patologia oncológica digestiva.
Publisher
AEOP - Associacao Enfermagem Oncologica Portuguesa
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science,Earth-Surface Processes