Affiliation:
1. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campina Grande - Paraíba - Brasil
Abstract
As cisternas de placas surgem como uma tecnologia viável para promover o acesso à água potável às populações rurais do semiárido brasileiro. Entretanto, foram constatados problemas com relação à efetividade do suprimento de água por meio das cisternas. Assim, este estudo objetivou avaliar a eficiência da cisterna de placa adotada pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) no atendimento das necessidades das famílias beneficiadas no município de Sousa - PB. Para tanto, desenvolveu-se um modelo de simulação para verificar o volume de água da cisterna e o atendimento às famílias, considerando um evento climático extremo (seca) e diferentes tipos de área de telhado e quantidades de pessoas nas residências. Os resultados mostraram que as residências com cinco pessoas só terão suas necessidades hídricas atendidas caso a área do telhado seja no mínimo de 90 m². O atendimento de outras residências com área de telhados diferentes dependerá da quantidade de pessoas na residência.
Palavras-chave: Cisterna de placa. Eficiência. Semiárido.
Reference26 articles.
1. AGÊNCIA EXECUTIVA DE GESTÃO DAS ÁGUAS DO ESTADO DA PARAÍBA (AESA). Meteorologia – Chuvas. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2020.
2. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). Plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu. Brasília: ANA, 2016, 160p.
3. ALMEIDA, C. L.; SOBRINHO, J. F. convivência com o semiárido através do uso de cisternas de placas. Ambiente & Educação, v. 21, n.2, 2016, p. 8-26.
4. ARAUJO, J. C. Recursos hídricos em regiões semiáridas. In: GHEYI, H. R.; PAZ, V. P. S.; MEDEIROS, S. S.; GALVÃO, C. O. (Eds.) Recursos hídricos em regiões semiáridas: estudos e aplicações. Campina Grande: INSA, Cruz das Almas: UFRB, 2012, p. 30-43.
5. ARTICULAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO (ASA). Programa Um Milhão de Cisternas. Recife: Assessoria de Comunicação da ASA – ASACOM, 2013, 18p.