Affiliation:
1. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - RJ - Brasil
2. Universidade Federal de Rondônia. Ji-Paraná - RO - Brasil
3. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pioneiros - MS - Brasil
Abstract
O adimensional de dispersão em sua forma unidimensional é amplamente utilizado para medir a eficiência de uma lagoa de tratamento, sendo capaz de antecipar a distribuição tempo-espacial de substâncias dissolvidas nesse sistema de tratamento. Considerando a importância prática de conhecer um modelo confiável de previsão desse coeficiente para lagoas de tratamento, foi proposta uma equação simples utilizando a análise adimensional, onde o mesmo é relacionado com as características geométricas e hidrodinâmicas do escoamento. Utilizando 131 dados experimentais coletados na literatura avalia-se, pode meio de análise de erros, coeficientes de determinação linear e testes de hipótese, a equação criada junto com as equações de Polprasert e Bhattarai (1985) e Agunwamba et al. (1992), por essas relacionarem mais variáveis para a representação do fenômeno. Verifica-se a partir dos resultados obtidos que, para os conjuntos de dados analisados, a equação proposta por esse estudo apresenta resultados melhores do que os obtidos pelas equações empíricas analisadas. É necessária, porém, a realização de estudos adicionais para confirmar a aplicabilidade dessas equações em lagoas de tratamento.
Reference21 articles.
1. AGUNWAMBA, J. C. A new method for dispersion number determination in waste stabilization pond. In: Water, Air, and Soil Pollution,
2. vol. 63, p. 361-369. Kluwer Academic Publishers. Netherlands, 1992.
3. AGUNWAMBA, J. C. Effect of tapering on the performance of waste stabilization ponds.In: Wat. Res. Vol. 35, No. 5, p. 1191 - 1200.
4. Great Britain. 2001.
5. AGUNWAMBA, J. C.; EGBUNIWE, N.; ADEMILUYI, J. O. Prediction of