Affiliation:
1. Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Abstract
A incorporação do lodo de ETA no substrato para produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica é uma solução para destinação de parte do lodo de ETA gerado. No viveiro pesquisado, atualmente são utilizados no substrato 50% de lodo proveniente de estação de tratamento de esgoto (ETE) e 50% de um solo adquirido comercialmente. Nesta pesquisa foram produzidos traços com percentuais de lodo de ETA e com percentuais de lodo de ETE para produção de espécies de Aroeira Pimenteira e Aldrago. O traço que apresentou melhores resultados com 95% de confiança foi o traço T5, com 25% de lodo de ETA e 75% lodo de ETE. Este foi o único que alcançou 100% de sobrevivência e maiores taxas de crescimento em relação à altura e ao diâmetro do coleto, assim como o maior Índice de Qualidade de Dickson (IQD). Em relação aos benefícios econômico e ambiental, verificou-se que é possível evitar o uso anual de aproximadamente 7.500 m3 de solo e a disposição do lodo em aterro sanitário com uma economia anual superior a R$ 832 mil reais.
Palavras-chave: Lodo de ETA. Lodo de ETE. Espécies nativas da Mata Atlântica, Uso benéfico do lodo de ETA.
Reference48 articles.
1. ABREU, A.H.M. Biossólidos na produção de mudas florestais da mata atlântica. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.
2. ABREU, A.H.M.; ALONSO, J.M.; MELO, L.A.; LELES, P.S.S.; SANTOS, G.R. Caracterização de biossólidos e potencial de uso na produção de mudas de Schinus terebinthifolia. Engenharia Sanitária e Ambiental. Jun/2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019108265.
3. AHMAD, T.; AHMAD, K.; ALAM, M. Characterization of water treatment plant’s sludge and its safe disposal options. Procedia Environmental Sciences. v. 35. p. 950-955. 2016.
4. AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION (APHA). Standard methods for the examination of water and wastewater. 23 ed. 2012.
5. ANDREOLI, C.V. (Coord.). Uso e manejo do lodo na agricultura. Programa de Pesquisa em Saneamento Básico (PROSAB). Curitiba/PR. 1999.