Influência do regime hidrodinâmico sobre o desempenho de lagoas de polimento

Author:

da Silva Albuquerque Monique1ORCID,Lucas dos Santos Silvânia2ORCID,van Haandel Adrianus1ORCID

Affiliation:

1. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Campina Grande - Paraíba - Brasil.

2. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil.

Abstract

Lagoas de Polimento (LP) são unidades de pós-tratamento de efluentes aplicadas em esgotos tratados anaerobiamente que permitem a remoção de nutrientes, além de patógenos e material orgânico residuais. O trabalho objetivou avaliar a influência do regime hidráulico sobre o desempenho de LP na remoção de matéria orgânica, E. coli, amônia e fosfato de efluentes de reatores UASB. As LP foram operadas em regime de fluxo contínuo (LPFC) e em bateladas sequenciais (LPBS). Operaram-se as LPFC com duas configurações: (1) lagoa unitária, e (2) duas lagoas em série. Os resultados mostram que LPBS tem desempenho superior, porém caso opte por lagoas operando em fluxo contínuo, há vantagem em operar as LPFC em série. A diferença é particularmente clara quando o objetivo do pós-tratamento é a remoção de nutrientes, uma vez que é factível obter uma remoção praticamente completa de N e P em LPBS, enquanto nas LPFC essa remoção ocorre de forma parcial. Ainda que LPBS sejam mais eficientes do que LPFC, deve-se considerar que a adoção do primeiro regime requer um custo adicional na construção do sistema. Palavras-chave: Lagoa de polimento. Fluxo contínuo. Bateladas sequenciais. Remoção de nutrientes.

Publisher

Revista DAE

Reference17 articles.

1. AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION - APHA; AMERICAN WATER WORKS ASSOCIATION - AWWA; WATER ENVIRONMENT ASSOCIATION - WEF. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 23th. ed. Washington D C. 2017.

2. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. CONAMA. Resolução nº 357, de 17 de março de 2005: Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2005.

3. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. CONAMA. Resolução n° 430, de 13 de maio de 2011: Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução no 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio AmbienteCONAMA. Diário Oficial da União, Brasília, 2011.

4. BATISTA, M. M.; LAMBAIS, G. R.; SANTOS, S. L.; VAN HAANDEL, A. Decaimento bacteriano em lagoas de polimento tratando efluente de reator UASB. Revista DAE: Edição especial, São Paulo, n. 229, março 2021.

5. CAPRI M. G.; MARAIS G. V. R. (1974). Anaerobic Filter Treatment of Wine Distillery Waste, Research Report W1, Department of Civil Engineering, University of Cape Town, South Africa.

Cited by 6 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3