Affiliation:
1. Observatório Municipal de Campinas Campinas - São Paulo - Brasil.
Abstract
O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a ocorrência de tendências sazonais em medidas de séries temporais da temperatura média, precipitação pluviométrica e dos índices de vazão em rios, registradas em localidades pertencentes à região hidrográfica do Parnaíba. Pelos testes estatísticos não paramétricos de Mann-Kendall e de Pettitt, foram identificados pontos de alterações nos comportamentos climáticos e hidrológicos em séries temporais. Trabalhou-se com as medições de 18 e 24 localidades realizadas pela Agência Nacional de Águas e pelo Instituto Nacional de Meteorologia, respectivamente. Os resultados, apresentados em forma de gráficos, tabelas e mapas, confirmam que a maioria dos locais avaliados não acusou tendência na precipitação pluviométrica. Contudo, as análises dos dados de vazão e temperatura média revelaram que, dependendo do período sazonal examinado, em vários locais foram confirmadas tendências significativas. Julga-se que esses comportamentos na vazão estejam relacionados às alterações no clima local, e não à interferência do ser humano.
Palavras-chave: Séries Temporais. Análises de tendências. Mudanças ambientais.
Reference27 articles.
1. ALEXANDRE, G.R.; BAPTISTA, M.B.; NAGHETTINI, M. Estudo para identificação de tendências do regime pluvial na região metropolitana de Belo Horizonte a partir de métodos estatísticos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 15, n. 2, p. 115-126, 2010.
2. ANA. Agência Nacional de Águas. Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. 2013. Disponível em: . Acessado em: 26/10/2017.
3. ANA. Agência Nacional de Águas. Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil: regiões hidrográficas brasileiras. Edição Especial, Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos – SPR, Brasília-DF, ANA, 2015. Disponível em: . Acessado em: 28/10/2017.
4. ANA. Agência Nacional de Águas. Séries Históricas. Disponível em: . Acessado em: 14/02/2018.
5. BACK, A.J. Aplicação de análise estatística para identificação de tendências climáticas. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 36, n. 5, p. 717-726, 2001.