Affiliation:
1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas - São Paulo - Brasil.
Abstract
A água é um dos temas de maior desafio na gestão e planejamento do setor público na atualidade e, como resposta aos desafios ambientais na disponibilidade hídrica, o Governo Federal publicou em 2019 o Plano Nacional de Segurança Hídrica. Por sua vez, a Avaliação Ambiental Estratégica é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão sustentável e vem sendo amplamente utilizada no cenário internacional. Assim, pela postura estratégica e objetivos semelhantes, buscou-se analisar o PNSH sob a perspectiva das boas práticas internacionais para AAE e encontrar possíveis contribuições para a gestão hídrica no país. A pesquisa tem caráter qualitativo, conduzida por meio de revisão bibliográfica e documental, sendo a análise baseada no referencial de análise proposto por Partidário em 2012. Podem-se observar semelhanças entre AAE e a construção do PNSH, como o alto grau de interação entre o planejamento estratégico e as intervenções propostas, contudo com baixa participação pública em seu desenvolvimento.
Palavras-chave: Gestão de recursos hídricos. Avaliação de impacto ambiental. Gestão ambiental.
Reference34 articles.
1. ANDRADE, A. L.; SANTOS, M. A. Hydroelectric plants environmental viability: Strategic environmental assessment application in Brazil. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 52, p. 1413–1423. 2015. https://doi.org/ 10.1016/j.rser.2015.07.152
2. BRASIL. Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA). Avaliação dos recursos hídricos subterrâneos e proposição de modelo de gestão compartilhada para os aquíferos da Chapada do Apodi, entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Brasília: ANA; 2010.
3. BRASIL. Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH). Plano de gestão participativa dos aquíferos da bacia Potiguar, estado do Ceará. Fortaleza: COGERH; 2009.
4. BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano. Brasília: MS; 2004.
5. BRASIL. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Ministério do Desenvolvimento Regional. Plano Nacional de Segurança Hídrica. Brasília, 2019.