Affiliation:
1. Hospital de Clínicas de Porto Alegre
2. Hospital Nossa Senhora da Conceição
Abstract
Objetivo: Este estudo aborda o tratamento dos granulomas, uma das possíveis complicações das estomias, os quais são caracterizados como lesões focais, cuja formação ocorre devido à presença de agentes agressores aos tecidos a partir do aumento do grau de celularidade e de outros elementos teciduais, gerando incômodo e ansiedade aos pacientes. Tal estudo tem como objetivo descrever os resultados clínicos do tratamento de granulomas periestomais com o uso de ácido tricloroacético (ATA) a 50%. Métodos: Trata-se de estudo de série de casos, vivenciado por profissionais em um centro de referência para tratamento de indivíduos com estomia no município de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. Resultados: A amostra do estudo foi constituída de 13 pacientes que realizaram acompanhamento para tratamento de granulomas periestomais com o ATA. A coleta de dados foi realizada durante consultas de enfermagem, a partir da observação e registro fotográfico dos granulomas, com posterior evolução no prontuário individual. Conclusão: Concluiu-se, a partir deste estudo, que o tratamento regular com o ATA resultou em regressão dos granulomas até seu total desaparecimento, podendo tal ácido ser considerado, assim, potencial opção terapêutica; porém, recomenda-se a realização de mais estudos sobre sua utilização na estomaterapia, buscando a utilização de metodologias de pesquisa clínica mais robustas e com controle de vieses.
Publisher
SOBEST Associacao Brasileira de Estomaterapia
Reference26 articles.
1. Corrêa L. Inflamação crônica e granulomas. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2000.
2. Zulkowski K. Ostomy terms and definitions. WCET. 2015;35(3):48-50.
3. Yamada BFA, Peres CSV, Santos VLCG. Granuloma em gastrostomia: uma alternativa inovadora de tratamento tópico. ESTIMA, Braz J Enterostomal Ther. 2004;2(4):11-4.
4. Steinhagen E, Colwell J, Cannon LM. Intestinal stomas postoperative stoma care and peristomal skin complications. Clin Colon Rectal Surg. 2017;30(3):184-92. https://doi.org/10.1055/s-0037-1598159
5. Monteagudo B. Hipergranulación periestomal. Med Cutan Iber Lat Am. 2009;37(1):64-6.