Affiliation:
1. Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira
2. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas, Universidade Federal da Fronteira Sul
Abstract
Objetivo:Analisar as percepções dos pacientes com câncer colorretal em uso de colostomia sobre os cuidados de enfermagem das unidades de internação em oncologia de um hospital do oeste de Santa Catarina. Métodos: Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa realizado nas unidades de internação em oncologia do Hospital Regional do Oeste, no período de janeiro a agosto de 2020, por meio de um questionário contendo dados sociodemográficos e entrevista semiestruturada, aplicado a 20 pacientes com câncer colorretal em uso de colostomia. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Resultados: Os resultados apontaram prevalência de colostomizados do sexo masculino, com idade média de 60,25 anos, casados, aposentados e com ensino fundamental incompleto. A partir da análise qualitativa das entrevistas surgiu a categoria: percepções dos pacientes sobre os cuidados de enfermagem, a qual foi subdividida em: cuidados de enfermagem com a bolsa e a estomia e cuidados de enfermagem na internação. Conclusão: Ao término da pesquisa, conclui-se que os colostomizados percebem que a equipe de enfermagem realiza os cuidados essenciais à bolsa e à estomia, incluindo sua troca e higiene durante a internação, atendendo às necessidades dos pacientes. Além disso, fornecem orientações importantes sobre o uso dos dispositivos, promovendo educação em saúde.
Publisher
SOBEST Associacao Brasileira de Estomaterapia
Reference24 articles.
1. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (BR). Tipos de Câncer- Câncer de Intestino. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde.
2. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (BR). Estimativa 2020- síntese de resultados e comentários. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde; 2020.
3. United Ostomy Associations of America, INC. (US). Colostomy guide; 2017.
4. Costa JM, Finco GM, Souza RLG, Medeiros WCM, Melo MCM. Repercussões biopsicossociais do diagnóstico de câncer colorretal para pacientes oncológicos. Rev SBPH. 2016;19(2):5-23. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rsbph/v19n2/v19n2a02.pdf
5. Batista RQ, Ramos RS, Bernardes MMR, Barbosa CA, Costa JM. Representação social da qualidade de vida após o estoma intestinal pelo paciente com neoplasia colorretal. Revista Enfermagem Atual. 2018;86(24). https://doi.org/10.31011/reaid2018-v.86-n.24-art.85