Author:
Sato Monica Teruko,Guerra Priscilla
Abstract
Introdução: A síndrome do intestino curto (SBS) é uma condição disabsortiva incomum, mais frequentemente causada por ressecção cirúrgica maciça do intestino delgado, embora possa ser também congênita, especialmente em casos pediátricos. A SBS está associada à morbidade e mortalidade significativas, redução da qualidade de vida e altos custos de saúde.
Objetivo: Relatar um caso de SBS em recém-nascido atendido no Serviço de Pediatria do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), localizado na cidade de Bragança Paulista, SP.
Relato do Caso: Tratou-se de um recém-nascido que foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva neonatal. Posteriormente, o paciente passou por uma laparotomia exploratória com enterectomia, colectomia parcial direita, ileostomia, sepultamento de cólon transverso pela técnica de Hartmann, apendicectomia e drenagem da cavidade. Com um quadro de desnutrição grave, o recém-nascido recebeu nutrição parenteral periférica (NPP) até iniciar o ganho de peso ponderal (15g/dia). Após a melhora de seu estado nutricional, recebeu alta com acompanhamento ambulatorial.
Conclusão: Ainda que esteja associada à grande morbidade e mortalidade, a SBS pediátrica pode ser contornada com auxílio de procedimentos cirúrgicos e posterior NP, como demonstrado no caso aqui relatado, que apresentou desfecho favorável.