Author:
Camilo Constanza Alvarez,Balbino Fernandes Carlos Augusto
Abstract
Introdução: As taxas de parto cesárea (CD) vêm aumentando anualmente. Para as parturientes, a falta de analgesia afeta a recuperação pós-parto materna, assim como a amamentação e o desenvolvimento do bebê, além de aumentar o risco de depressão pós-parto.
Objetivo: Avaliar, por meio de uma revisão da literatura, os efeitos analgésicos da morfina intratecal (ITM) e do bloqueio do plano transverso do abdome (TAP) no CD.
Método: Trata-se de um estudo exploratório, baseado no método de revisão da literatura com síntese de evidências. A base de dados escolhida para seleção dos trabalhos foi a PUBMED, utilizando a seguinte estratégia de busca: "intrathecal morphine"[title] AND ("tap block"[title] OR "transversus abdominis plane block"[title]) AND cesarean.
Resultados: A busca foi realizada em novembro de 2022, e inicialmente foram identificados 11 trabalhos que atenderam a estratégia de busca. Após a leitura dos títulos e resumos, 2 textos foram excluídos por se tratarem de cartas ao editor.
Conclusão: Os efeitos analgésicos da ITM após CD parecem ser superiores ao bloqueio TAP, ainda que alguns trabalhos indiquem que ambos os métodos são comparáveis. Porém, o bloqueio TAP seria uma alternativa razoável quando a ITM é contraindicada, ou mesmo para as pacientes com alto risco de náuseas e vômitos pós-operatórios, além de apresentar menos reações adversas se comparado à ITM.