Author:
Moreira Carolina Alves Rosa,Guerra Priscilla
Abstract
Introdução: A taxa de mortalidade entre os recém-nascidos de muito baixo peso tem diminuído devido aos avanços nos cuidados perinatais. No entanto, a displasia broncopulmonar (DBP) continua sendo uma das principais complicações da prematuridade, resultando em elevada morbidade e mortalidade.
Objetivo: Revisar a literatura buscando sintetizar os aspectos clínicos relacionados à DBP. Buscou-se identificar as definições, os principais fatores de risco, complicações e principalmente as novas estratégias de prevenção e tratamento.
Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura utilizou artigos publicados entre 2000 e 2023, selecionados em banco de dados eletrônico e pesquisa manual.
Conclusões: O desenvolvimento da doença é resultado de interações entre fatores pré e pós-natais. A identificação precoce de crianças com maior risco de desenvolver a doença pode permitir uma abordagem melhor para a redução da sua incidência no futuro. O uso do corticoide sistêmico de forma precoce tem mostrado resultados positivos não só em interromper o ciclo de desenvolvimento DBP, mas também por contribuir para desmame precoce da oxigenioterapia. Já as demais terapias, como terapia molecular e células tronco, ainda precisam de novas pesquisas para identificar seu real impacto. Em suma, deve-se focar nas ações preventivas da DBP, incluindo o uso precoce dos corticoides, dando seguimento e proporcionando crescimento e desenvolvimento adequados à criança, além de combater infecções, diminuir hospitalizações e minimizar sequelas.