Abstract
Objetivo: Com o objetivo de avaliar os danos causados pelo descarte incorreto do óleo residual de fritura em um corpo hídrico foram realizadas coletas de amostras do Rio Comprido na Cidade de Joinville do Estado de Santa Catarina para análises físico-químicas. E além dos impactos dos resíduos ver as políticas diagnóstico da ONU sobre a situação do país em relação ao ODS 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Metodologia/abordagem: Foi usada uma abordagem quantitativa para a mensuração dos dados, variáveis predeterminadas, análise e interpretação dos dados e abordagem exploratória da literatura e relatório da ONU/UNICEF sobre o ODS 6 – ÁGUA POTAVEL E SANEAMENTO.
Originalidade/Relevância: Foi possível constatar que uma das maneiras para resolver o problema da poluição é o desenvolvimento de políticas e programas de conscientização, tanto do poder público como da iniciativa privada, que esclarece que a água é um recurso renovável, porém finito e cada vez mais escasso. Por isso, o projeto “de gota em gota” implantado no colégio Dr. Tufi Dippe declarou-se importante, pois os alunos, colaboradores e comunidade no geral aderiram à destinação correta do óleo residual de fritura somando um total de óleo coletado em 3 meses de 768 litros.
Principais lições: É de grande importância e urgência um estudo de impactos ambientais mais aprofundados da região onde está localizado o Rio Comprido, como foi percebido in loco e retratado neste trabalho e que a abordagem do uso e conservação da água, assim como os problemas que envolver a bacia pode ser apoiado na educação ambiental, a qual ambientalmente deve ser um instrumento de alteração de padrões de comportamento e de valorização do meio ambiente e do corpo hídrico. Com relação ao saneamento, embora os ODS tragam uma abordagem no acesso universal e igualitário aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, eles não abordam explicitamente as questões sobre drenagem urbana de águas pluviais e coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos.
Contribuições teóricas/metodológicas: Conforme CONAMA 357/05, os resultados de DBO estão dentro das parâmetros de DBO 5 dias a 20°C até 5 mg/L O2. A carga orgânica natural do Rio Comprido somada aos efluentes de esgoto doméstico contribui para um agravamento deste parâmetro, pois a carga orgânica tende a aumentar cada vez mais, em função do aumento populacional e da inexistência de sistema de coleta de tratamento de esgoto. Do ponto de vista teórico e conceitual, o conjunto das metas do ODS 6 reforça os princípios e elementos fundamentais, como a participação social, a gestão compartilhada e integrada da água, o desenvolvimento regional e o meio ambiente, assim como o fortalecimento institucional, o uso eficiência da água e a responsabilidade do Estado no fornecimento de saneamento são reforçadas com o advento da Agenda 2030.
Reference90 articles.
1. ABNT NBR 10.004/2004 – Classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que estes resíduos possam ter manuseio e destinação adequados.
2. ABNT NBR 10.151/2000 – Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento.
3. ABNT NBR 10.152/2000 – Níveis de ruído para conforto acústico CREA-SP; PINTO, Tarcísio de Paula; GONÇÁLEZ, Juan Luís Rodrigo (coordenadores).
4. ABNT NBR 15.112/2004 – Resíduos da construção civil e resíduos volumosos. Áreas de Transbordo e Triagem. Diretrizes para projeto, implantação e operação.
5. ABNT NBR 15.114/2004 – Resíduos sólidos da construção civil. Áreas de Reciclagem. Diretrizes para projeto, implantação e operação.