Abstract
O presente estudo trata de uma análise de indicadores que traduzem o desenvolvimento socioeconômico das cidades, em particular da região do Maciço de Baturité, e sua influência na vida dos cidadãos. O Banco Mundial considera governança como sendo a capacidade do governo de formular e implementar políticas públicas sólidas e com eficácia, para tanto, propõe seis princípios para avaliar a Boa Governança: Voz e responsabilização, Estabilidade Política e Ausência de Violência/Terrorismo, Eficácia Governamental, Qualidade Regulatória, Estado de Direito e Controle da Corrupção. Para a viabilização dessa pesquisa, foram coletados e analisados dados sobre o Índice de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O), o Índice de Desenvolvimento Social de Resultado (IDS-R), o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como parâmetros importantes tais como o número de habitantes e a renda per capita. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, utiliza-se de dados secundários pesquisados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Os resultados apontaram a necessidade de um efetivo conhecimento por parte dos gestores sobre planejamento e execução das políticas públicas e de indicadores socioeconômicos que representam fidedignamente o desempenho dos serviços públicos do município como vertentes norteadoras para o crescimento das cidades. Observou-se no decorrer do estudo que as cidades não registraram crescimento expressivo estando os maiores resultados dos indicadores concentrados entre as mesmas cidades.
Considera-se emergente a necessidade de inovação e renovação nas ações a serem tomadas pelas lideranças municipais, de modo a buscarem melhorias que efetivamente tragam, como efeito principal, avanços nos indicadores analisados.
Reference33 articles.
1. BUARQUE, Sérgio José Cavalcanti. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentável. Brasília: [s. n.],1998. 105 p.
2. CARNEIRO, Ricardo; MENICUCCI, Telma Maria Gonçalves. Gestão pública no século XXI: as reformas pendentes. In: A Saúde no Brasil em 2030: desenvolvimento, Estado e políticas de saúde - Vol. 1, [S.L.], p. 135-194, 2013. Fiocruz/Ipea/Ministério da Saúde/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. http://dx.doi.org/10.7476/9788581100159.0006.
3. DELGADO, Daniel García. Políticas Públicas. Buenos Aires, 2018. Disponível em: http://ibcm.blog.unq.edu.ar/wp-content/Garc%C3%ADa-Delgado.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
4. FISCHER, Tânia. Administração pública como área de conhecimento e ensino: a trajetória brasileira. Revista de Administração de Empresas, [S.L.], v. 24, n. 4, p. 278-288, dez. 1984. FapUNIFESP (SciELO).
5. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献