A FORMAÇÃO E A CERTIFICAÇÃO DE MEDIADORES EM PORTUGAL: UM MODELO ADAPTADO À NOVA ERA DIGITAL

Author:

Ribeiro Micael

Abstract

Vivemos numa época de mudanças sociais constantes e, tal como em outros âmbitos empíricos, a mediação tende a ajustar-se ao novo circunstancialismo em que decorre o seu campo de aplicação. O ambiente pandémico vivenciado de forma mais presente entre 2020 e 2021 constituiu uma força motriz para a digitalização em diferentes âmbitos, e o campo da mediação não foi exceção. Mas será que os mediadores estão equipados com as ferramentas e competências profissionais para os desafios da mediação online? Portugal, tal como outros países europeus, implementou o seu sistema de certificação de mediadores. A Diretiva 2008/52/CE impulsionou a adoção de modelos de formação e certificação em toda a Europa. Mas nessa altura, o mundo digital era ainda uma realidade com menos desenvolvimento diante do que se verifica atualmente. Houve mesmo dúvidas sobre a existência de mediação em linha devido às dificuldades que a condução de uma mediação por meios telemáticos poderia causar, em parte em virtude da distância que imprimia no diálogo entre as partes. A pandemia encorajou a utilização de ferramentas digitais e mediadores em todo o mundo começaram a conduzir mediações através de ferramentas telemáticas. O que pretendemos estudar neste artigo é o modelo de certificação e formação de mediadores implementado em Portugal tentando compreender se este integra as competências digitais exigidas a um mediador, quando opera num ambiente eletrónico. Deverão essas competências ser exigidas a todos os mediadores ou deverão fazer parte de um plano de formação específico? Essas são algumas das questões que analisaremos neste trabalho.

Publisher

Consortium Erudit

Reference8 articles.

1. CEBOLA, CÁTIA MARQUES, “Regulamentar a Mediação: um olhar sobre a nova Lei de Mediação em Portugal”, 2015, Revista Brasileira de Direito, 11(2), pág. 53-65.

2. COSTA, ROSALINA MOITTA PINTO DA, “Os Novos Paradigmas Da Mediação On-Line”, Revista de Direito Brasileira, 2021.

3. MOULIN, CAROLINA STANGE AZEVEDO, “Métodos de resolução digital de controvérsias: estado da arte de suas aplicações e desafios”, RevistaDireito GV, v. 17 n. 1: jan.-abr. (38), 2021.

4. DEVANESAN, RUHA; ARESTY, JEFFREY. “ODR and Justice: an evaluation of online dispute resolution’s interplay with traditional theories of justice.” In: Abdel Wahab, Mohamed S.; Katsh, Ethan; Rainey, Daniel (ed.). Online dispute resolution: Theory and Practice: A Treatise on Technology and Dispute Resolution, Eleven International Pub., 2012. p. 263-305.

5. LIDE, E. CASEY, “ADR and Cyberspace: The Role of Alternative Dispute Resolution in Online Commerce, Intellectual Property and Defamation”, Vol. 12:1, OHIO STATE JOURNAL ON DISPUTE RESOLUTION. Pág. 219 (1996).

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3