Abstract
O artigo busca apresentar a sistematização e análise das políticas públicas de geração de trabalho e renda para a juventude, na cidade de São Paulo (SP), com o objetivo de investigar as principais mudanças havidas desde 2013. Buscou-se, por meio do levantamento empírico, estabelecer conexões entre a base conceitual das políticas para juventude e as teorias de análise de políticas públicas, utilizando-se os modelos do equilíbrio interrompido e das coalizões de defesa para interpretar a inflexão nas referidas políticas de juventude e trabalho. Foi possível assim compreender fatores relevantes para a movimentação do tema do empreendedorismo rumo ao centro da formulação de políticas de trabalho e renda, desde a segunda metade dos anos 2010.
Reference55 articles.
1. Abramo, H. W., & Branco, P. P. M. (Ed.) (2005). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.
2. Estudar e trabalhar: um olhar qualitativo sobre uma complexa combinação nas trajetórias juvenis
3. Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) (2019). Edital de Chamamento Público nº 052/2019. São Paulo. Recuperado de https://adesampa.com.br/adeeditais/wp-content/uploads/2022/03/Edital-VAI-TEC-5-VFinal-20dez19-1-1.pdf
4. Processo das políticas públicas: revisão de literatura, reflexões teóricas e apontamentos para futuras pesquisas
5. Arretche, M. (2015). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Unesp.