Abstract
RESUMO
As exostoses são crescimentos ósseos benignos, assintomáticos, de origem idiopática, que podem acometer qualquer osso do corpo humano, sendo caracterizadas como variações anatômicas. Nos ossos maxilares essas exostoses são denominadas de “tórus” e podem impedir ou dificultar a adaptação de próteses, especialmente em pacientes edêntulos totais. Objetivos: descrever a cirurgia de regularização de exostose óssea maxilar bilateral na etapa pré-protética de um paciente melanoderma, do sexo masculino, 60 anos e edêntulo total. Metodologia: o trabalho é um estudo descritivo do tipo relato de caso clínico, que foi realizado por estudantes de graduação na Clínica Escola de Odontologia da UFCG, Patos-Paraíba. O procedimento foi realizado em dois tempos cirúrgicos, com intervalo de 15 dias entre as intervenções cirúrgicas. O procedimento cirúrgico seguiu-se com antissepsia intra e extraoral com clorexidina 0,12% e 2% respectivamente, anestesia com articaína, incisão com lâmina 15c na altura do rebordo e incisão de alívio posterior, descolamento do retalho com espessura total, regularização óssea com broca maxicut sob irrigação abundante com soro fisiológico, limagem com lima para ossotoalete da ferida cirúrgica, sutura com fio de nylon 4-0 e prescrições pós-operatórias (amoxicilina, nimesulida e dipirona). O paciente foi encaminhado para reabilitação oral com prótese total após 60 dias da cirurgia. Conclusão: A alveoloplastia é uma opção terapêutica viável sempre que tenha indicação e com adequado planejamento, uma vez que, tornou possível ao paciente o uso da prótese total superior de maneira satisfatória, devolvendo função, estética e qualidade de vida.
Reference15 articles.
1. BASTOS, Bruna Pimentel et al. Exostose maxilar e cirurgia pré-protética: relato de caso. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 6, p. 19162-19171, 2023.
2. BRIDI, M. et al. Prevalência de cirurgias pré-protéticas em pacientes atendidos na disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial II da UFES no período de 2010 a 2013. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, [S. 1.7, v. 17,п. 1, р. 73-80, 2016.
3. CARDOSO, A. C. F. Cirurgia pré-protética e reabilitação oral com prótese total. Instituto Superior de Ciências da Saúde. Egas Moniz, PT, out./2016.
4. CASTANHEIRA, P. A. V. Caracterização dos Pacientes Dendentados Totais. Revista da Universidade Católica Portuguesa, PT, out./2015.
5. DE ALENCAR, Catarina Ribeiro Barros; DE ANDRADE, Francisco Juliherme Pires; DE VASCONCELOS CATÃO, Maria Helena Chaves. Cirurgia oral em pacientes idosos: considerações clínicas, cirúrgicas e avaliação de riscos. RSBO Revista Sul-Brasileira de Odontologia, v. 8, n. 2, p. 200-210, 2011.