Author:
Evelin Caroline de Paula ,Gaspar da Silva Renata
Abstract
Este estudo objetivou identificar a contribuição da economia ecológica na abordagem da pesquisa científica, por meio de um mapeamento dos artigos encontrados na base da REDIB (Rede Ibero-Americana de Inovação e Conhecimento Científico). A REDIB é uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e académicos, em formato eletrônico, produzidos no âmbito ibero-americano, ou ligados a ele num sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo. Para encontrar os artigos, utilizou-se o critério em todos os seus campos, ou seja, (título, autor, palavras-chave, assunto, editor ISSN), as palavras “Economia ecológica,” o filtro que foi usado para refinar a busca foi idioma português e documento em periódico. Foram identificados 59 (cinquenta e nove) artigos, todavia 1 (um) estudo não foi caracterizado com artigo e outro repetido, então para a pesquisa realizada utilizou-se de 57 (cinquenta sete) artigos. Entre, os resultados identificados, foi possível compreender que a contribuição da economia ecológica percorre várias temáticas, entre elas, Condição de vida e o meio ambiente, devastação antiecológica do capital e Aplicação de práticas artesanais e de reciclagem. Além disso, foram descritos critérios como, a quantidade de publicações por ano, por Instituições de Ensino Superior (IES) e suas respectivas revistas, métodos utilizados e qualis dos periódicos científicos.
Reference12 articles.
1. ANDRADE, D.C. Economia e meio ambiente: aspectos teóricos e metodológicos nas visões neoclássica e da economia ecológica. Leituras de Economia Política, Campinas, v.14,p.1-31, 2008.
2. CAVALCANTI, C. Concepções da economia ecológica: suas relações com a economia dominante e a economia ambiental. Estudos Avançados, v.24, n.68, p.53-67, 2010.
3. CECHIN, Andrei Domingues; VEIGA, José Eli da. A economia ecológica e evolutiva de Georgescu-Roegen. Rev. Econ. Polit. São Paulo, v. 30, n. 3, p. 438-454, setembro de 2010.
4. Georgescu-Roegen, N. What thermodynamics and biology can teach economists. Atlantic Economic Journal 5, 13–21 (1977).
5. GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.